Percepção das gestantes sobre a prática de exercício físico
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo analisar a percepção de gestantes sobre a prática do exercício físico durante a gestação e os possíveis empecilhos para a mesma. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, utilizando como instrumento de coleta a entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa 17 gestantes, sendo quatro no primeiro trimestre, cinco no segundo trimestre e oito no terceiro trimestre de gestação. A análise de dados foi realizada utilizando os princípios da análise de conteúdo, com foco nas seguintes categorias: classificação da gravidez, dificuldades na prática de exercício físico, receios e benefícios. Os resultados indicam que gestantes percebem a prática de exercício físico durante a gestação como benéfica para as mudanças corporais decorrentes desse período, proporcionando tanto benefícios físicos quanto psicológicos. No entanto, a maioria das entrevistadas não adota essa prática devido a desconfortos causados pela gravidez, falta de orientação médica adequada e preocupações com os potenciais riscos associados ao exercício físico nesse período.
Descritores: atividade motora, exercício, gestação
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Stefany de Jesus Alves, Daniel Vicentini de Oliveira, Bruno Fernando de Souza Tavares, Ana Luiza Barbosa Anversa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).