Estudo de Caso: efeitos de um programa de treinamento de força e tarefas combinadas sobre a funcionalidade em idosa com Alzheimer
Resumo
Estudos sugerem que programas de treinamento combinados promovem melhores resultados que o treinamento convencional em idosos com doenças neurodegenerativas. O objetivo deste estudo é verificar os efeitos de 52 semanas de treinamento combinado em uma paciente com doença de Alzheimer. Trata-se de um estudo de caso de uma paciente idosa, com diagnóstico de doença de Alzheimer. Ela participou de um programa de treinamento combinado por 52 semanas. As sessões iniciavam com aquecimento, seguido de exercícios de alongamento gerais de intensidade leve e mobilidade articular. O protocolo consistiu na realização de duas sessões semanais de exercícios de força combinado com exercícios de coordenação na mesma sessão, duas sessões semanais de treinamento aeróbio e duas sessões semanais de escuta musical. Foi realizada avaliação funcional e cognitiva antes e após a intervenção. Houve melhora na capacidade funcional, mudanças positivas na composição corporal e em um dos testes de memória. Não ocorreu melhora na flexibilidade e na percepção visual, nem nos outros testes de memória. Conclui-se que o treinamento combinado, envolvendo força e coordenação a longo prazo, pode promover melhora na funcionalidade de idoso com Alzheimer, mas não traz benefícios em relação à memória e flexibilidade.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alessandra Gasparello Viviani, Sandra Maria Holanda de Mendonça Mendonça, Juliana Leandro, Ricardo Pereira Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).