Ativação Comportamental no Tratamento da Depressão: uma Revisão Sistemática de Ensaios Clínicos
Resumo
A Ativação Comportamental (BA) é uma estratégia terapêutica de bastante relevância clínica. O presente estudo teve por objetivo analisar e sintetizar as evidências disponíveis sobre a eficácia dessa intervenção terapêutica para o tratamento da depressão. Método: o presente estudo constitui uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados e abertos (incluindo alguns estudos piloto). A busca por artigos foi realizada nas bases de dados PubMed, Google Scholar e Science.gov. Resultados: doze artigos compuseram a amostra do presente estudo. Os resultados demonstraram consistentemente resultados positivos na eficácia da Ativação Comportamental no tratamento da depressão. Conclusões: a abordagem oferece uma alternativa complementar ou substituta às terapias tradicionais. Estudos futuros podem aprofundar nossa compreensão dos mecanismos subjacentes à Ativação Comportamental e refiná-la para atender às necessidades específicas de diferentes grupos de pacientes.
Descritores: ativação comportamental, sintomas depressivos, ensaios clínicos, intervenção terapêutica
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Evellyn Mocchi, Flávio Theodoro da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).