Deglutição e disfagia em pacientes acometidos pela COVID-19 - uma revisão de literatura
Resumo
INTRODUÇÃO: A COVID-19 pode ocasionar a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo, requerendo procedimentos que podem causar injúria na laringe. Os fonoaudiólogos são profissionais que atuam no manejo da disfagia e na avaliação e reabilitação de todos os aspectos correlacionados. OBJETIVO: Realizar uma revisão sistemática da atuação fonoaudiológica na COVID-19, avaliando as técnicas e protocolos empregados na prática clínica de pacientes disfágicos. ESTRATÉGIA DE PESQUISA: Os artigos reunidos neste estudo foram selecionados através das bases de dados PubMed e Scielo utilizando o cruzamento dos descritores: Covid-19, Deglutição e Fonoaudiologia limitando-se aos textos em inglês ou português que tivessem correlação direta com o tema, publicados entre 2018 e 2023, com acesso gratuito ao texto completo. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Incluídos artigos sobre disfagia; excluídos artigos repetidos; guidelines; revisões de literatura e cartas ou respostas ao editor. RESULTADOS: Foram analisados 23 artigos, caracterizados em grupos A (estudos transversais) e grupo B (estudos de coorte). No grupo A, houve incidência de disfagia em 64,7% dos estudos; 59,9% utilizou avaliação à beira leito e 17,5% utilizou métodos de avaliação objetiva. No grupo B os índices foram 42%, 66,7% e 0% respectivamente. Muitos estudos relatam alta prevalência de Disfagia Orofaríngea; alguns associam o aumento de comorbidades, tempo de intubação e desnutrição à piora do padrão de deglutição. CONCLUSÃO: Não houve consenso sobre qual o protocolo ou técnica é mais seguro para utilização nesses pacientes. Conclui-se, entretanto, a necessidade da atuação fonoaudiológica para os pacientes acometidos pela COVID-19, especialmente nos casos mais graves da doença.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Aline Barreto, Fernanda Santos, Isabella Nunes, Amanda Pagliotto da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).