Diferenças anatômicas e intervenção fonoaudiológica na amamentação em bebês com fissura labiopalatina: revisão de literatura
Resumo
Objetivo: verificar as diferenças anatômicas de bebês com fissura labiopalatina e as intervenções fonoaudiológicas propostas para a amamentação desta população pediátrica, visando prevenir complicações, apoiar o aleitamento materno e favorecer a saúde nos primeiros meses de vida. Método: revisão sistemática nas bases da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed, em português brasileiro, inglês e espanhol, nos últimos 10 anos. Foi aplicada a metodologia PRISMA utilizando os descritores em dupla associação para identificação dos estudos elegíveis. Resultados: dos 287 estudos iniciais, 9 foram incluídos no estudo, sendo 3 em inglês (33,3%) e 6 em português brasileiro (66,7%), o estudo mais antigo foi do ano de 2015 e o mais recente do ano de 2022. Foi observada grande variabilidade da metodologia adotada para a aplicação e verificação da fissura labiopalatina, a maioria dos estudos descreveu as dificuldades na amamentação, sendo estes de diversas especialidades e um da área da fonoaudiologia. Conclusão: bebês com fendas labiopalatinas apresentam diferenças anatômicas que possibilitam a amamentação com ou sem adaptações. A literatura evidenciou a pouca valorização do fonoaudiólogo e o baixo índice de publicação relacionado ao tema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alana de Souza Paula, Beatriz Gomes dos Santos Santos, Heloísa Lidiana Silva Ferreira, Isabela Sartor Cavalini, Larissa Correia da Silva, Letícia da Silva Maciel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).