Universidade Aberta a Terceira Idade (UNATI): um estudo cienciométrico
Resumo
A Universidade Aberta à Terceira Idade emerge como uma importante iniciativa voltada para o atendimento e valorização da população idosa, que são programas educacionais e sociais que oferecem oportunidades de aprendizagem, integração social e promoção do bem-estar para pessoas idosas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a produção científica sobre as Universidades Abertas à Terceira Idade (UNATI) no Brasil. Trata-se de um estudo cienciométrico da literatura científica nacional sobre as UNATI, considerando a base de dados do Portal de Periódicos da CAPES nos últimos 20 anos de publicação. Os resultados evidenciaram que dos 68 artigos encontrados inicialmente, 56 foram incluídos para análise final. Os anos de 2013, 2010 e 2011 apresentaram os maiores volumes de publicações respectivamente, seguidos pelos anos de 2017 e 2015. Os eixos temáticos mais abordados foram análise histórica das UNATI (8,9%) e qualidade de vida (7,1%), com prevalência de estudos publicados apenas na língua portuguesa (30%). As revistas com extrato A3 do Qualis/CAPES (2017-2020) foram as que mais publicaram artigos sobre as UNATI (33,9%), seguido pelas publicações com extrato B1 (23,2%) e A4 (21,4%). Os eixos temáticos mais abordados foram séries históricas (8,9%) e qualidade de vida (7,1%). Conclui-se que as publicações sobre as UNATI apresentam boa qualidade, entretanto é necessário que mais pesquisas sejam realizadas avançando nas investigações com esse público.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Paulo Vitor Suto Aizava, Natalia Quevedo, Sonia Maria Marques Gomes Bertolini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).