Universidade Aberta a Terceira Idade (UNATI): um estudo cienciométrico

Autores

  • Paulo Vitor Suto Aizava Universidade Cesumar
  • Natalia Quevedo
  • Sonia Maria Marques Gomes Bertolini

Resumo

A Universidade Aberta à Terceira Idade emerge como uma importante iniciativa voltada para o atendimento e valorização da população idosa, que são programas educacionais e sociais que oferecem oportunidades de aprendizagem, integração social e promoção do bem-estar para pessoas idosas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a produção científica sobre as Universidades Abertas à Terceira Idade (UNATI) no Brasil. Trata-se de um estudo cienciométrico da literatura científica nacional sobre as UNATI, considerando a base de dados do Portal de Periódicos da CAPES nos últimos 20 anos de publicação. Os resultados evidenciaram que dos 68 artigos encontrados inicialmente, 56 foram incluídos para análise final. Os anos de 2013, 2010 e 2011 apresentaram os maiores volumes de publicações respectivamente, seguidos pelos anos de 2017 e 2015. Os eixos temáticos mais abordados foram análise histórica das UNATI (8,9%) e qualidade de vida (7,1%), com prevalência de estudos publicados apenas na língua portuguesa (30%). As revistas com extrato A3 do Qualis/CAPES (2017-2020) foram as que mais publicaram artigos sobre as UNATI (33,9%), seguido pelas publicações com extrato B1 (23,2%) e A4 (21,4%). Os eixos temáticos mais abordados foram séries históricas (8,9%) e qualidade de vida (7,1%). Conclui-se que as publicações sobre as UNATI apresentam boa qualidade, entretanto é necessário que mais pesquisas sejam realizadas avançando nas investigações com esse público.

Publicado

2023-11-30

Edição

Seção

Artigo Teórico