Aspectos clínicos e tratamento da Vertigem Posicional Paroxística Benigna Infantil: revisão de literatura
Resumo
A Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB) é um distúrbio vestibular comum causado pelo deslocamento de cristais de carbonato de cálcio do utrículo para os ductos semicirculares. Embora seja mais comum em adultos, estudos indicam que a condição também pode ocorrer em crianças, impactando sua qualidade de vida, processo de aprendizagem, socialização e aquisição da linguagem. Objetivos: avaliar os aspectos clínicos e do tratamento da VPPB Infantil, identificar as características específicas da VPPB na população pediátrica, seus sintomas e a frequência dos mesmos, investigar como eles afetam a qualidade de vida em crianças, a eficácia dos diferentes métodos de tratamento e analisar seu prognóstico. Metodologia: revisão integrativa da literatura recente acerca do tema. Resultados: foram encontrados oito artigos na literatura recente que se enquadraram nos critérios desta pesquisa. Conclusões: os artigos apontam para a existência de especificidades etiológicas e fisiopatológicas na VPPB Infantil; igualmente, embora a prevalência da VPPB seja menor em crianças em comparação com adultos, pode haver um subdiagnóstico devido à dificuldade das crianças em relatar seus sintomas e à falta de preparo adequado dos serviços de saúde para o rastreamento da condição; as manobras posicionais são a principal forma de tratamento da VPPB em crianças, assim como em adultos, levando em consideração as diferenças fisiopatológicas encontradas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sérgio Rodrigues Araújo, Gabriel David Gonçalves da Silva, Geovanna Beatriz Santos da Silva, Juliani Cristini Fernandes, Luciana Cristina da Costa, Adriana Marques da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).