Fatores Inibitórios do Quorum sensing e sua relação com o Biofilme
Resumo
O quorum sensing é o sistema de comunicação celular amplamente utilizado na natureza responsável pela expressão de fatores de virulência, resistência e formação do biofilme em ambientes que demandam maior prevalência bacteriana. Esta comunicação bacteriana, presente nos biofilmes, também são frequentemente encontrados em pacientes com doença crônicas. Avaliar os fatores inibitórios do quorum sensing e produção de biofilme foi o objetivo do presente estudo, no qual busca avaliar o potencial terapêutico da inibição dos respectivos mecanismos, assim como potencial atuação nos tratamentos já empregados. Foram identificadas as enzimas AHL-lactonases e AHL-acilases que atuam como inibidoras capazes de limitar a liberação de sinais, através da clivagem de moléculas liberadas ou através da competição por receptores de membrana. Por outro lado, também foram identificadas as enzimas antagonistas do Quorum sensing, sendo elas, furanonas halogenadas que atuam na deslocação das moléculas e impedindo o funcionamento dos sinais liberados. Pôde-se concluir que o tratamento especifico pode gerar impacto positivo ao paciente, auxiliando na efetividade do tratamento e facilitando a recuperação do paciente.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vinícius Freitas de Oliveira, Charlotte Cesty Borda de Saenz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).