Pandemia e extensão universitária: relato de experiência do processo de fundação de Liga Acadêmica – LABCM
Resumo
Resumo: As instituições de ensino superior, durante o período da pandemia de COVID-19, adaptaram diversos aspectos de seu funcionamento, dentre eles, a criação de projetos de extensão, de modo a assegurar sua performance. As ligas acadêmicas organizaram-se frente aos novos desafios impostos por este contexto. Dessa forma, o presente trabalho possui o objetivo de discorrer sobre o processo de fundação da Liga Acadêmica de Biologia Celular e Molecular (LABCM), bem como seus projetos, problemáticas e soluções decorrentes durante o cenário pandêmico. A metodologia utilizada foi análise documental e descritiva, por meio de relato de experiência dos membros da diretoria e dados históricos arquivados. Os resultados revelaram o êxito na fundação da LABCM, a importância das tecnologias digitais de informação e comunicação para sua atuação e popularização, a adesão aos seus eventos acadêmicos, a promoção de vivências e a realização de diversas atividades baseadas no tripé ensino, pesquisa e extensão. Assim, a LABCM impactou positivamente no processo de formação, bem como no desenvolvimento profissional e acadêmico-científico dos alunos de graduação da Escola de Ciências da Saúde e Bem-Estar do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (CisBem – FMU).
Descritores: pandemia; projeto de extensão; liga acadêmica
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thainá Vilella , Emerson Fernando Balan, Renata Ruoco Loureiro, Priscila Cardoso Cristovam, Charlotte Cesty Borda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).