Impactos nas habilidades auditivas relacionadas ao aprendizado na pandemia COVID–19
Resumo
Objetivo: identificar se o modelo de ensino presencial em ambiente virtual de aprendizagem com aulas síncronas interferiu nas habilidades auditivas de atenção seletiva e memória auditiva dos discentes, em relação ao seu aprendizado. Método: participaram 59 graduandos do Curso de Fonoaudiologia de uma IES da cidade de São Paulo. Estes responderam um questionário enviado digitalmente, após o aceite do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados coletados foram analisados de forma qualitativa, tendo caráter descritivo. Resultados: os discentes relataram compreender o conteúdo nas aulas remotas síncronas, embora a atenção nas aulas tenha sido considerado pior devido aos fatores de distração no ambiente. A utilização de fones de ouvidos e a leitura em voz alta foram recursos utilizados pelos participantes para melhorar a atenção seletiva e a memória auditiva durante as aulas. Conclusão: o ambiente virtual de aprendizagem foi considerado inadequado por ser propício a distrações, exercendo influência negativa na atenção seletiva e na memória auditiva dos alunos.
Descritores: percepção auditiva, aprendizado online, educação a distância, audição, ensino online
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alessandra G. de Rezende Araujo, Bruna de Oliveira e Souza, Izabel Cristina de Souza Silva, Maria Renata Dourado Arcine
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).