Impactos nas habilidades auditivas relacionadas ao aprendizado na pandemia COVID–19

Autores

  • Alessandra G. de Rezende Araujo Faculdades Metropolitanas Unidas FMU
  • Bruna de Oliveira e Souza
  • Izabel Cristina de Souza Silva
  • Maria Renata Dourado Arcine

Resumo

Objetivo: identificar se o modelo de ensino presencial em ambiente virtual de aprendizagem com aulas síncronas interferiu nas habilidades auditivas de atenção seletiva e memória auditiva dos discentes, em relação ao seu aprendizado. Método: participaram 59 graduandos do Curso de Fonoaudiologia de uma IES da cidade de São Paulo. Estes responderam um questionário enviado digitalmente, após o aceite do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados coletados foram analisados de forma qualitativa, tendo caráter descritivo.  Resultados: os discentes relataram compreender o conteúdo nas aulas remotas síncronas, embora a atenção nas aulas tenha sido considerado pior devido aos fatores de distração no ambiente. A utilização de fones de ouvidos e a leitura em voz alta foram  recursos utilizados pelos participantes para melhorar a atenção seletiva e a memória auditiva durante as aulas. Conclusão: o ambiente virtual de aprendizagem foi considerado inadequado por ser propício a distrações, exercendo influência negativa na atenção seletiva e na memória auditiva dos alunos.
Descritores: percepção auditiva, aprendizado online, educação a distância, audição, ensino online

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Publicado

2022-09-30