MATERNIDADE: UM OLHAR PARA O SENTIMENTO DE INVISIBILIDADE DA MULHER
Palavras-chave:
Maternidade, mulheres, psicologiaResumo
Introdução: ao longo dos anos, o comportamento social diante à maternidade com foco na abdicação exigida à mulher, conduziram a uma estruturação disfuncional e observa-se resquícios na sociedade contemporânea. Deste modo, o movimento de valorização prioritária do cuidado com o bebê teve sua trajetória pautada na anulação feminina e possíveis desvinculações entre a figura mulher e mãe e consequentemente sofrimento psíquico. O objetivo deste estudo se dá por meio da compreensão da estruturação do papel materno, uma vez que poucas bibliografias brasileiras são encontradas em torno dos aspectos vivenciados pela mulher nesta etapa de sua vida. Método: trata-se de revisão bibliográfica de caráter exploratório. Resultados: foi possível perceber que a construção social sobre a maternidade na vivência feminina decorreu-se em uma constante anulação de si e sobrecargas de papéis ideais. Obteve sua origem pautada em manejos políticos com reminiscências percorridas por séculos à frente. Conclusões: ressalta-se assim a importância do olhar para a mulher durante a maternidade e a compreensão de seus sofrimentos psíquicos advindos por vezes desta estruturação social e a necessidade da ressignificação e cuidado com ambos os sujeitos incluídos nesta relação maternal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).