ANÁLISE FUNCIONAL DO COMPORTAMENTO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DURANTE UMA DISCUSSÃO SOBRE O TEMA DIVERSIDADE SEXUAL
Palavras-chave:
análise comportamental, preconceito, homofobiaResumo
Este artigo procurou investigar as reações de estudantes universitários durante uma aula de Biologia sobre diversidade sexual e de gênero. Para tanto se utilizou da observação e também do mapeamento dos comportamentos grupais através de um método utilizado pela Psicologia Comportamental e denominado Análise Funcional do Comportamento. Os resultados mostraram que o tema provocou inúmeras reações emocionais no grupo, além de ser detectado o preconceito velado através do comportamento grupal. Esta pesquisa revela o quanto o discurso e a prática podem caminhar separados quando o assunto é a diversidade sexual, assim como revela a presença de preconceitos, mesmo que não explícito.
Referências
Rios RR. Homofobia na perspectiva dos Direitos Humanos e no contexto dos estudos sobre preconceito e discriminação. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz (org.). Diversidade sexual na escola: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Edições MEC/UNESCO, 2009, 53-83.
Louro GL. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis/RJ: Vozes, 1997. 184p.
Dinis NF. Homofobia e Educação: quando a omissão também é signo de violência. Educar em Revista. Editora UFPR. Curitiba, Brasil, jan/abr. 2011;(39):39-50.
Welson BS, Rone C, Juliano SMA, Fernanda AM. Educação sexual como parte curricular da disciplina de Biologia e auxílio a adolescentes: dificuldades e desafios. Experiências em ensino de ciências. 2011; 6(2):7-18.
Matos MA. Análise funcional do comportamento. Revista Estudos de Psicologia, PUC-Campinas, Brasil, set/dez. 1999; 16(3):8-18.
Fonseca RP, Pacheco JTB. Análise funcional do comportamento na avaliação e terapia com crianças. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. Campinas, Brasil, 2010;12(1/2):1-19.
Costa SEGC, Marinho ML. Um modelo de apresentação de análise funcionais do comportamento. Estudos de Psicologia. Campinas, Brasil, Set./Dez. 2002; 19(3).
Coelho LJ; Campos LML. Diversidade sexual e ensino de ciências: buscando sentidos. Ciência e educação. Bauru, Brasil, Dec./Dec. 2015;21(4):20-36.
Warner M. Fear of a Queer Planet: queer politics and social theory. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1993. 368p.
Foucault M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988. 176p.
Conselho Federal de Psicologia. Resolução CFP n. 001/99 [Internet].Brasil;1999. Acesso em: 12/07/2018. Disponível em: <http://www.pol.org.br/legislacao/pdf/resolucao1999_1.pdf>
Beltrame TS, Cardoso FL, Mendes AK, Sabbag S, Savali AC. Implicações do conhecimento corporal no comportamento sexual. Revista brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, Brasil, out./dez. 2009;23(4):345-354.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).