AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA E BIOQUÍMICA DE BACTÉRIAS PRESENTES NAS LESÕES PERIAPICAIS EM PACIENTES NORMORREATIVOS
Palavras-chave:
avaliação microbiológica, cisto periapical, granuloma periapical, identificação bacteriana, periodontite apical crônica, testes bioquímicos.Resumo
As lesões periapicais são reações imunoinflamatórias, as quais compreendem uma rede integrada com fatores de virulência bacteriano e, consequentemente, um intrínseco processo infeccioso é instalado, tendo como resultado, um microambiente que proporciona uma destruição tecidual periapical em um dente desvitalizado. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a população bacteriana presente nas lesões periapicais em pacientes normorreativos. Os pacientes (n = 5) assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e a metodologia, utilizada para a identificação bacteriana, seguiu, como padrão, as características morfológicas das colônias no meio de cultura (ágar-sangue) e testes bioquímicos específicos, sendo que, as amostras clínicas foram obtidas por meio da exodontia e curetagem mecânica da lesão. Dentre as cinco amostras avaliadas, tivemos como resultado, 100% de bactérias anaeróbias facultativas e cocos Gram-positivos, sendo encontradas as seguintes espécies bacterianas, em ordem decrescente de prevalência: Streptococcus viridans (71%), Staphylococcus aureus (17%), Staphylococcus coagulase negativa (11%) e Enterococcus faecalis (1%). Através dessa pesquisa, podemos concluir que há uma maior predominância de S. viridans nas lesões periapicais, além disso, a identificação bacteriana por meio das características morfológicas das colônias no meio de cultura e os testes bioquímicos específicos são eficazes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).