Paralisia do Sono
uma noção heterogênea do psiquismo do sujeito
Resumen
A paralisia do sono é um fenômeno multifacetado, que combina aspectos biológicos, psíquicos e sociais na formação do caso clínico. Este estudo se propõe a analisar as bases estruturais e subjetivas, sob a perspectiva psicanalítica freudiana. Trata-se de um ensaio teórico, com o intuito de revelar a contribuição da psicanálise em relação ao fenômeno. Observa-se uma simplificação de tal condição, ao passo que a subjetividade psíquica do paciente é severamente desconsiderada. A contribuição da psicanálise se vale a partir da demonstração da singularidade de cada caso, levando em conta que o fenômeno possui uma formação única. Como conclusão, observou-se que a paralisia do sono conduz o sujeito a uma nova configuração egoica, em que ocorre a tentativa de reintegração de conteúdos traumáticos.
Descritores: ensaio teórico, psicanálise, paralisia do sono
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Lucas Bossert Fernandes, Terezinha A de Carvalho Amaro, Leila Frayman
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).