HIV/aids em idosos no estado do Mato Grosso e sua relação com a pandemia da covid-19: uma abordagem espacial (2018-2021)
Resumen
Este estudo teve como objetivo analisar a distribuição espacial da infecção por HIV em pessoas idosas, nos municípios e regiões intermediárias, do estado do Mato Grosso, durante os períodos pré-pandêmico e pandêmico da COVID-19. Trata-se de um estudo observacional retrospectivo, de série temporal com a utilização das fichas de notificações do SINAN de indivíduos com 60 anos ou mais, que receberam o diagnóstico de HIV/aids entre os anos de 2018 e 2021, no estado do Mato Grosso. No total dos quatro anos analisados, 139 (64,1%) notificações eram de pessoas idosas do sexo masculino, e 78 (35,9%) do sexo feminino, com média de idade de 66 anos ± 6,15. Os resultados indicaram que não houve diferença significativa na incidência e notificação de casos de HIV/aids entre os períodos pré-pandêmico (2018-2019) e pandêmico (2020-2021), tanto nos municípios (p= 0,972), quanto nas regiões intermediárias (p=0,914). Também não foi identificada autocorrelação espacial na incidência de HIV/aids em idosos nos dois períodos estudados (p>0,05). Concluiu-se que a pandemia da COVID – 19 não alterou significativamente a incidência, nem a autocorrelação espacial de HIV/aids quando comparados os períodos pré-pandêmico e pandêmico. Esses resultados podem contribuir para o processo de avaliação e o planejamento dos serviços de saúde, uma vez que critérios epidemiológicos precisam ser utilizados pela gestão em saúde, possibilitando a estruturação da organização da rede de atenção que se adeque às necessidades loco regionais.
Descritores: COVID-19, HIV, envelhecimento
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Claudia Beatriz da Cunha Oliveira, Aliny de Lima Santos, Dennis Armando Bertolini, Sonia Maria Marques Gomes Bertolini
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).