Padrões temporais auditivos em indivíduos com lesão cortical
Resumen
O objetivo foi verificar a habilidade de ordenação temporal em portadores de lesões corticais hemisféricas e comparar as respostas de imitar ou nomear tons puros breves e sucessivos. Participaram 14 indivíduos com lesões em áreas auditivas, sendo 11 entre 38 e 80 anos, portadores de lesão cortical localizada no hemisfério esquerdo (HE). Além destes, participaram três indivíduos com 54, 57 e 64 anos, portadores de lesão cortical no hemisfério direito (HD). Participaram, também, 14 indivíduos sem lesão cortical (SL), entre 38 e 80 anos. Todos submetidos aos testes auditivos comportamentais que avaliam a habilidade auditiva de ordenação temporal e aos testes auditivos eletrofisiológicos que avaliam áreas auditivas centrais. Os resultados mostraram que o desempenho dos indivíduos portadores de lesões corticais em áreas auditivas do hemisfério direito e do hemisfério esquerdo apresentam a habilidade de ordenação temporal prejudicada em relação aos indivíduos sem lesão cortical. Também se concluiu que os portadores de lesão no hemisfério esquerdo apresentaram prejuízo maior com relação às tarefas de Nomeação e Imitação de tons puros breves e sucessivos ao serem comparados com os portadores de lesão à direita. A avaliação do indivíduo com suspeita de alterações auditivas centrais deve incluir testes comportamentais e eletrofisiológicos, visando a obtenção de dados completos e o estabelecimento de conduta terapêutica direcionada.
Descritores: processamento auditivo central, audição, eletrofisiologia, lesão cerebral
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Alessandra G. de Rezende Araujo, Liliane
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).