Achados laboratoriais em cadelas com piometra
Resumen
A piometra é uma enfermidade de grande ocorrência na rotina médica de pequenos animais. É caracterizada por acúmulo intrauterino de conteúdo purulento, a qual resulta de um período de domínio hormonal da progesterona. A doença tem prevalência em cadelas não castradas de adultas a idosas, sem preferência por raça. O hemograma é um exame essencial, permitindo identificar a presença de anemia, desidratação, septicemias e número de plaquetas. O objetivo do presente trabalho é descrever as alterações hematológicas no hemograma de cadelas acometidas de piometra em um serviço veterinário. Para isto foi realizado um estudo retrospectivo com trinta e nove cadelas diagnosticadas com piometra. As principais alterações observadas foram leucocitose, neutrofilia com desvio à esquerda e presença de neutrófilos tóxicos. Um achado bastante frequente foi à elevação das proteínas plasmáticas totais. O hemograma é recomendado como exame coadjuvante para o diagnóstico de cadelas com piometra, possibilitando definir melhor a necessidade de intervenção cirúrgica imediata.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Gabriela Prandini Simão Dias , Natalia Regina Alexandrino Broch, Raquel Jordana de Mello Pires de Carvalho, Jade Soares da Silva , Alysson Ramalhais , Salviano Tramontim Belettini , Adrielly Dissenha, André Giarola Boscarato, Ana Maria Quessada
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).