Isolamento de Eschericha coli, Staphylococcus aureus e Salmonella em amostras de produtos de origem animal comercializados em São Luís-Maranhão
Resumen
A alimentação de acordo com os padrões higiênico-sanitários se tornou uma das condições mais importantes para a manutenção e promoção da saúde humana. Dessa forma, o fator segurança dos alimentos vem sendo cada vez mais uma questão básica nas decisões estratégicas, sendo essencial para o desenvolvimento de sistemas que mantenham a saúde da população. Diante disso, o objetivo do trabalho foi realizar o isolamento de E. coli, S. aureus e Salmonella em amostras de Produtos de Origem Animal comercializadas em São Luís. Foram adquiridas e analisadas 213 amostras de produtos de origem animal, no período de junho de 2021 a junho de 2022, divididas em amostras de carne de sol, frango, carne moída, peixes e queijos, obtidos no comércio em geral comercializados em São Luís e transportadas até ao laboratório de Pesquisa em Controle de Qualidade de Alimentos e Água da UEMA. Foram realizadas análises microbiológicas tradicionais para pesquisa de E. coli, S. aureus e Salmonella sp. Com os dados apresentados neste estudo, no isolamento das bactérias foi possível constatar alto percentual de contaminação por S. aureus (60,47%) e para E. coli (40,70%) nas amostras analisadas. Também foi encontrada presença de Salmonella em duas amostras de frango e três peixes provenientes de feiras e mercados públicos totalizando 4,65%, evidenciando a necessidade de adoção das boas práticas de higiene na produção, manipulação, conservação e transporte dos alimentos de origem animal.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Jaqueline Freitas Souza, Antonio Carlos Freitas Souza, Jorge Belém Oliveira Júnior, Fabiana de Cássia Santos Soeiro Trindade, Luciana da Silva Bastos, Francisca Neide Costa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).