Desenvolvimento de produto alimentício sem glúten elaborado a partir da alimentação do paciente celíaco:
necessidade nutricional e importância de boas escolhas alimentares
Resumen
A Doença Celíaca é uma doença imunomediada sistêmica, que afeta indivíduos geneticamente predispostos e é desencadeada pela ingestão de glúten. Essa resposta imunológica exagerada a essa proteína, pode causar diarreia, anemia, perda de peso e déficit de crescimento em crianças. O objetivo dessa pesquisa é formular um alimento (farinha) teórico ideal ao equilíbrio da alimentação do paciente celíaco, para a prevenção e controle dos sintomas da Doença Celíaca e manutenção de uma alimentação balanceada em nutrientes. Trata-se de um estudo exploratório metodológico, de delineamento transversal, com o desenvolvimento teórico de um produto rico em nutrientes, aminoácidos essenciais e fibra, que possa substituir a farinha de trigo nas receitas a serem consumidas especialmente por pacientes celíacos, mas também pela população em geral. Foi desenvolvido um mix de farinhas sem glúten, em que foram utilizadas 65% de farinha de arroz, 30% de farinha de feijão branco e 5% de biomassa de banana verde. Pode-se concluir que foi atingido com sucesso o objetivo proposto de elaborar um mix de farinhas sem glúten, composto por arroz, feijão branco e biomassa de banana verde, que é um produto apto para pacientes celíacos e pode ser consumido pelo público em geral, respeitando as recomendações nutricionais de específicas de cada patologia.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Edeli Simioni de Abreu, Bruna Tamborim
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).