COMPREENSÃO DOS IMPACTOS PSICOLÓGICOS OCASIONADOS PELA PANDEMIA DE COVID-19
Palabras clave:
COVID-19, quarentena, impacto psicológico, depressão, ansiedade.Resumen
Introdução: a Organização Mundial da Saúde (OMS) declara emergência internacional de saúde pública devido ao surto provocado pelo novo coronavírus (COVID-19) no ano de 2020. Dentro deste cenário quais seriam os efeitos psicológicos que a quarentena provoca nas pessoas. O objetivo desta pesquisa busca compreender o impacto psicológico ocasionado pela pandemia de COVID-19. Método: foi desenvolvido um questionário por meio da plataforma Google Forms a fim de conhecer e analisar os comportamentos e sentimentos das pessoas neste cenário atual da pandemia e quarentena. A pesquisa foi realizada por meio de uma amostra de conveniência, já que os participantes são amigos, parentes e conhecidos dos pesquisadores. Obteve-se 483 participantes, a grande maioria mulheres (69%), solteiras, na faixa etária dos 24 aos 30 anos, com ensino superior completo. Resultados: pode-se observar que a grande maioria dos entrevistados (38%) sentiu-se muito impactada com a pandemia por ter mudado drasticamente suas rotinas. Grande parte dos entrevistados (81%) referiu que o isolamento lhe fez repensar e refletir sobre sua vida, atitudes e comportamentos. Notou-se uma quantidade considerável de sintomas psicológicos e físicos em decorrência do isolamento e da pandemia, com maior destaque para preocupação (79%), ansiedade (75%), insônia (59%), desânimo (58%), tristeza (56%), irritabilidade (56%), dor de cabeça (56%), cansaço (54%), medo (52%) e pensamentos suicidas (6%). Considerações: devido ao elevado crescimento de sintomas depressivos e ansiosos, assim como elevado crescimento de sintomas físicos em decorrência do isolamento e da pandemia, nota-se a grande importância da realização de acompanhamento psicológico e da necessidade de cuidados com a saúde mental em momentos de quarentena.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).