DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DO JOGO IMUNO ALVO COMO METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE IMUNOLOGIA

Autores/as

  • Karine Araújo Damasceno Fiocruz
  • Fred Luciano Neves Santos Fiocruz
  • Paulo Lucas Cerqueira Coelho Fiocruz
  • Viviane Sampaio Boaventura Fiocruz

Palabras clave:

Imunologia, Jogos de Tabuleiro, Aprendizagem Ativa, Educação Superior

Resumen

O ensino da Imunologia apresenta um desafio aos professores considerando as constantes descobertas cientí­ficas na área e o grande volume de informações a serem abordadas no curso. Recursos didáticos adequados podem representar um importante pilar entre as estratégias para o ensino dessa disciplina. Nesse estudo, desenvolvemos e validamos uma ferramenta didática para ensino de imunologia. Alunos de graduação, pós-graduação e professores de pós-graduação participaram de uma atividade prática do jogo de tabuleiro denominado de Imuno Alvo. Posteriormente, aplicamos uma ferramenta de avaliação de jogos educativos previamente descrita. Os resultados dessa avaliação foram analisados através da técnica interpretativa objetiva simples e os dados quantitativos foram apresentados através de ilustrações e gráficos. A maioria dos participantes considerou que o jogo facilitou a aprendizagem e avaliou a dinâmica do jogo como divertida. Além disso, o elemento competitivo foi apontado principalmente pelos alunos da graduação. Grande parte dos professores, pós- graduandos e graduandos declararam sentir diversão, descontração e motivação para o estudo. Por outro lado, ambiguidade entre tensão e prazer também foi apontada entre alunos de pós-graduação e graduação. Diante das avaliações, concluí­mos que o jogo Imuno Alvo poderá contribuir de forma ativa e dinâmica para processo de ensino e aprendizagem de Imunologia Básica, facilitando a compreensão do conteúdo de forma lúdica, motivadora e divertida.

Biografía del autor/a

Karine Araújo Damasceno, Fiocruz

Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Clí­nica e Translacional (PgPCT); Laboratório de Patologia Experimental (LAPEX), Instituto Gonçalo Moniz, Fiocruz, Salvador, Bahia

Fred Luciano Neves Santos, Fiocruz

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI); Laboratório Avançado de Saúde Pública (LASP), Instituto Gonçalo Moniz, Fiocruz, Salvador, Bahia

Paulo Lucas Cerqueira Coelho, Fiocruz

Bolsista PNPD do Programa de Pós-Graduação em Patologia (PgPAT), Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia (UFBA)/Fiocruz-BA; Laboratório de Patologia e Biologia Molecular (LPBM), Instituto Gonçalo Moniz, Fiocruz, Salvador, Bahia

 

Viviane Sampaio Boaventura, Fiocruz

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PgCS; Laboratório de Enfermidades Infecciosas Transmitidas (LEITV), Instituto Gonçalo Moniz, Fiocruz, Salvador, Bahia

Citas

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Publicado

2020-12-02