HISTÓRIAS DE CIENTISTAS: UMA PROPOSTA DE APRESENTAÇÃO DOS CIENTISTAS BRASILEIROS COMO FORMA DE DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA

Autores/as

  • Fernanda Maria Lessa-Carvalho Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Instituto Gonçalo Moniz -IGM/Fiocruz Ba
  • Bruna Martins Macedo Leite Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Instituto Gonçalo Moniz -IGM/Fiocruz Ba
  • Marcos Antonio Amorim Santos Junior Instituto Gonçalo Moniz -IGM/Fiocruz Ba
  • Paula Rocha Dantas-Silva Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Instituto Gonçalo Moniz -IGM/Fiocruz Ba
  • Yuri de Jesus Silva Instituto Gonçalo Moniz -IGM/Fiocruz Ba
  • Matheus Silva de Jesus Instituto Gonçalo Moniz -IGM/Fiocruz Ba

Palabras clave:

biologia, divulgação cientí­fica, história em quadrinhos, metodologias ativas, saúde pública

Resumen

As"¯histórias em quadrinhos"¯têm sido amplamente utilizadas como material de apoio didático por professores das mais diferentes áreas de atuação. O presente trabalho mostra a elaboração de histórias em quadrinhos abordando a biografia de nomes importantes da ciência no Brasil, como: Gonçalo Moniz, Oswaldo Cruz, Francisca"¯Fróes"¯e Zilton Andrade, entre outros. A finalidade é fazer com que as pessoas conheçam as histórias de pesquisadores brasileiros, as suas contribuições para a ciência e a saúde pública, e mais aspectos relevantes, bem como desmistificar as imagens dos cientistas. Além disto, abordaremos de forma lúdica e ilustrativa conteúdos como: relação patógeno"¯x hospedeiro; funcionamento do corpo humano e importância dos cuidados com a saúde a fim de informar e entreter o público. O público-alvo deste produto editorial são crianças do Ensino Fundamental, podendo abranger também outras faixas etárias interessadas nas temáticas apresentadas.

Biografía del autor/a

Fernanda Maria Lessa-Carvalho, Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Instituto Gonçalo Moniz -IGM/Fiocruz Ba

Programa de Pós-graduação em Patologia Humana e Experimental no Laboratório de Inflamação e Biomarcadores (LIB)

Bruna Martins Macedo Leite, Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Instituto Gonçalo Moniz -IGM/Fiocruz Ba

Programa de Pós-graduação em Patologia Humana e Experimental no  Laboratório de Interação Parasito-Hospedeiro e Epidemiologia (LAIPHE)

Marcos Antonio Amorim Santos Junior, Instituto Gonçalo Moniz -IGM/Fiocruz Ba

Programa de Pós-graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa no Laboratório Avançado de Saúde Pública (LASP)

Paula Rocha Dantas-Silva, Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Instituto Gonçalo Moniz -IGM/Fiocruz Ba

Programa de Pós-graduação em Patologia Humana e Experimental no Laboratório de Engenharia Tecidual e Imunofarmacologia (LETI)

Yuri de Jesus Silva, Instituto Gonçalo Moniz -IGM/Fiocruz Ba

Programa de Pós-graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa Laboratório de Interação Parasito-Hospedeiro e Epidemiologia (LAIPHE)

Matheus Silva de Jesus, Instituto Gonçalo Moniz -IGM/Fiocruz Ba

Programa de Pós-graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa Laboratório de Interação Parasito-Hospedeiro e Epidemiologia (LAIPHE)

Citas

ALVES, JM. Histórias em quadrinhos e educação infantil. Psicol. cienc. prof. vol.21 no.3 Brasí­lia SET. 2001.

BOMFIM, LM; ESPíRITO SANTO, RF; QUADROS, HC; ORGE, CTDM; CARNEIRO, RTO; MAGALHíES, CP; LIMA, F.R. Ensino por investigação em imunologia: as células de defesa e seus mecanismos efetores frente a doenças especí­ficas. Atas de Ciências da Saúde, São Paulo, Vol.7, pág. 66-81, JAN-DEZ 2019.

CABELLO, CSA; de la Rocque, L.; SOUSA, CFS. Uma história em quadrinhos para o ensino e divulgação da hansení­ase. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. 2010; Vol. 9, N ° 1, 225-241.

CALIXTO, AVS; MANEIRA, S; Corresponsabilidade na construção do conhecimento: inversão do protagonismo na educação. Revista de Estudios e Investigación en Psicologí­a y Educación. 2015; 13: 132386-7418.

CARUSO, F; SILVEIRA, C. Quadrinhos para a cidadania. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.16, n.1, jan.-mar. 2009, p.217-236.

CENTRO DE GESTíO DE DADOS E ESTUDOS ESTRATÉGICOS, Percepção Pública da Ciência. Disponí­vel em: <http://percepcaocti.cgee.org.br>. Acesso em: 02 abr 2019. 2015

CRUZ, KP; NERY, GL; REBOUÇAS, AAD; DANTAS-SILVA, PR; CRUZ, JS; ANDRADE, CGS.; RAHIMY, RML. Microbiologia no Cotidiano: Proposta de Ensino por Investigação de Baixo Custo. Atas de Ciências da Saúde, São Paulo, Vol.7, pág. 82-100, JAN-DEZ 2019.

FREEMAN, S. et al. Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics. Proceedings of the National Academy of Sciences. 2014; 111 (23): 8410-8415.

GIARSA,J. " Desde a pré história até McLuhan" In: MOYA,A. SHAZAM. São Paulo: Perspectiva, 1970, pp 115-120.KAMEL, C.R.L. Ciências e quadrinhos: explorando as potencialidades das histórias como materiais instrucionais. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) – Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 113 f , 2006.

GUIMARíES, E. História em quadrinhos como instrumento educacional. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação – Campo Grande /MS – set. 2001

KAWAMOTO, EM e CAMPO, LML. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental. Ciência e educação (Bauru). Vol.20, nº.1, Bauru, Jan./Mar. 2014.

MATOS, PCP; SANTANA, TA; QUEIROZ, TCSBS; OLIVEIRA, BSS; NOGUEIRA, ML; BARBOSA, LA; SANTOS, GC. Desenvolvimento de um jogo de tabuleiro como ferramenta de ensino por investigação em parasitologia para o ensino superior. Atas de Ciências da Saúde, São Paulo, Vol.7, pág. 17-31, JAN-DEZ 2019.

MIZUKAMI, MGN. Ensino: As abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. (Temas básicos da educação e ensino).

PEDRANCINI, VD et al. Ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio e a apropriação do saber cientí­fico e biotecnológico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. 2007; 6 (2): 299-309.

PILLAR, AD e BARBOSA, AMTB. Desenho e construção de conhecimento na criança. 1994.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.

RAHDE, MB. ORIGENS E EVOLUÇíO DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS. Rev. Famecos, n 5, novembro, 2016.

ROSA, MIP et al. OS CIENTISTAS NOS DESENHOS ANIMADOS E OS OLHARES DAS CRIANÇAS. IV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇíO EM CIÊNCIAS, 2005.

ROSENTHAL, R; REZENDE, DB. Mulheres cientistas: um estudo sobre os estereótipos de gênero das crianças acerca de cientistas. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women"™s Worlds Congress (Anais Eletrônicos), 2017.

SANTOS, RE e VERGUEIRO, W. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria í prática. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 27, p. 81-95, jan./abr. 2012.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. Escola e Democracia (25thed.). Cortez: Autores Associados. 2008. Disponivel em: <https://doi.org/10.1109/MWSYM.2010.5514695>

SANT"™ANNA, A e NASCIMENTO, PR. A história do lúdico na educação. REVEMAT, eISSN 1981-1322, Florianópolis (SC), v. 06, n. 2, p. 19-36, 2011.

SASSERON, LH. Alfabetização Cientí­fica e documentos oficiais brasileiros: um diálogo na estruturação do Ensino da Fí­sica. Edisciplinas, USP, 2010.

SOARES, G; SCALFI, G. Adolescentes e o imaginário sobre cientistas: análise do teste "Desenhe um cientista" (DAST) aplicado com alunos do 2º ano do Ensino Médio. Congresso Ibero-americano de Ciência, Tecnologia, Inovação y Educação. 2014.

VALENTE, JA; De ALMEIDA, MEB; GERALDINI, AFS. Metodologias ativas: das concepções í s práticas em distintos ní­veis de ensino. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 52, p. 455-478, abr./jun. 2017.

VERGUEIRO, W. Como usar histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

VERGUEIRO, W e RAMOS, P. Muito Além dos Quadrinhos: Análises e Reflexões sobre a 9ª Arte. São Paulo: Devir Livraria, 2009.

Publicado

2020-12-02