EXERCÍCIO FÍSICO NA ADOLESCÊNCIA COMO FERRAMENTA PARA IMPULSIONAR O ENSINO DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE
Palabras clave:
atividade física, educação, método ativo de ensino, depressão, ansiedade.Resumen
A prática de exercícios promove muitos benefícios que ultrapassam a esfera física e atinge aspectos de saúde mental e social. Neste contexto, as escolas têm papel crucial na estimulação de crianças e adolescentes para essa prática, a fim de reduzir a permanência de comportamentos sedentários, impedir o surgimento de doenças físicas e mentais, e estabelecer convívio social saudável. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi elaborar uma sequência didática utilizando o método de ensino por investigação em saúde, para a disciplina de Educação Física, associando a prática de exercícios físicos aos seguintes temas: sedentarismo, transtornos mentais (ansiedade e depressão) e inclusão de portadores de necessidades especiais (PNE). Para a realização desta proposta em turmas do 6º ao 9º ano, serão necessárias três aulas, cujo os alunos serão primeiramente engajados através de um filme e outras atividades relacionadas, em seguida, irão praticar exercício físico ao ar livre e dentro de um contexto interdisciplinar, e por fim, a exposição dos resultados e discussão para enfatizar a importância da prática física para a saúde e como uma ferramenta de inclusão de PNE. Assim, esse tipo de atividade além de auxiliar professores na elaboração de métodos didáticos através do ensino por investigação, também torna os alunos engajados e críticos sobre os temas abordados e os estimulam à adoção de exercícios físicos em suas rotinas, influenciando familiares e comunidade.
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