Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista ACiS tem como missão divulgar de forma multidisciplinar a produção intelectual das áreas relacionadas à saúde, trabalhando como principais valores: ética, responsabilidade, respeito à diversidade e comprometimento com o conhecimento da comunidade científica e profissional.

O objetivo maior deste periódico é disponibilizar, por meio de um veículo de comunicação digital e de livre acesso, publicações de qualidade e excelência à comunidade acadêmica e profissional, abrindo um canal de discussão sobre questões atuais e emergentes.

As publicações têm como público-alvo graduandos, pós-graduandos e pesquisadores da área da saúde.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todo artigo submetido à revista ACiS será lido por um (Blind review) ou dois pareceristas (Double blind review), garantindo sigilo e anonimato tanto do(s) autor(es) quanto dos pareceristas. A revista trabalhará com os critérios estabelecidos no formulário de avaliação, tendo como tempo padrão para avaliação 28 dias.

Os pareceristas são professores e pesquisadores com conhecimento da área. Eles são instruídos da seguinte forma para desenvolverem uma crítica eficaz:

  • O trabalho de revisão é crítico na construção de uma revista de boa qualidade. É recomendado que o revisor tenha os critérios estabelecidos e atue com discernimento, respeito e de forma construtiva para que o conhecimento científico chegue aos leitores com o máximo de qualidade e excelência.
  • O revisor deve ser capaz de apontar erros e omissões, além de eventuais conflitos de interesse e desvios de ética.
  • Com o objetivo de estimular a transparência e a coesão dos pareceres de acordo com as diretrizes da ACiS, seus revisores recebem, ao aceitar a revisão de um artigo, um formulário de avaliação com os principais critérios a serem avaliados (Formulário para Avaliação).
  • O revisor deve ter sempre uma postura de aceitar uma tarefa para a qual se sinta confortável em termos temáticos, teóricos e de metodologia.
  • Sendo o processo cego ou duplamente cego, o parecerista tem um papel absolutamente central para o sucesso do processo editorial e da qualidade dos artigos para os quais deve fazer sugestões de melhora consistentes com sua visão sobre a qualidade do produto analisado.
  • É fundamental que os revisores respeitem a confidencialidade necessária ao processo; não usem em hipótese alguma a informação obtida no processo de revisão; declarem ao editor caso haja qualquer conflito de interesse, seja ele real ou potencial, recusando-se a avaliar o trabalho caso sintam-se incapazes de proceder uma revisão justa e imparcial; bem como não sejam influenciados por preconceitos diversos e interesses comerciais.
  • Com o intuito de manter um sistema de publicação eficiente, os revisores são orientados a respeitar os prazos para análise e envio de pareceres estipulados pela ACiS.
  • Com base no parecer do revisor, cabe ao editor determinar a aceitação ou rejeição do trabalho e emitir o parecer final ao autor.  

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Histórico do periódico

Revista criada no ano de 2013 para publicação de artigos dos cursos de Biomedicina e pós-graduação em Análises Clínicas do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Em 2016 teve seu escopo ampliado para atender cursos da Escola de Saúde da FMU e de outras instituições.