Disposições estratégicas para a Saúde Pública

implicações para intervenções contra o Câncer

Autores/as

Resumen

Mediante a observação de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, como o câncer, nota-se a relevância em criar estratégias de saúde pública para o enfrentamento de tal cenário. Com isso, o presente estudo objetivou discutir as estratégias propostas pelo Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis direcionadas ao enfrentamento do câncer, enquanto uma condição crônica em saúde com alta taxa de mortalidade. Consistiu em uma pesquisa descritiva, transversal de caráter qualitativa, sendo realizada uma pesquisa documental de origem secundária, especificamente Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil e a análise de conteúdo foi organizada nos seguintes eixos temáticos: Promoção da saúde pela conscientização sobre os comportamentos de risco; Infraestrutura para prestação de serviços, gestão e capacitação; Aportes tecnológicos para o monitoramento. Observou-se que o Plano analisado apresenta estratégias relevantes de promoção da saúde, prevenção e medidas que podem ampliar as possibilidades de cuidados e assistenciais entre os pacientes que apresentam câncer. Concluiu-se que se faz necessário o desenvolvimento e adoção de medidas que reduzam as desigualdades de acesso aos cuidados de saúde entre os pacientes com câncer, com isso, enfatiza-se o fortalecimento do Sistema Único de Saúde como uma forma de promover melhorias em tais aspectos apresentados.

Biografía del autor/a

  • Amanda Azevedo de Carvalho, Universidade São Judas Tadeu

    Bióloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

  • Dante Ogassavara, Universidade São Judas Tadeu

    Psicólogo. Mestre e Doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu. Docente do curso de Psicologia na Faculdade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil.

  • Thais da Silva-Ferreira, Universidade São Judas Tadeu

    Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

  • Jeniffer Ferreira-Costa, Universidade São Judas Tadeu

    Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

  • José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu

    Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima, São Paulo, SP, Brasil.

Publicado

2025-06-06

Número

Sección

Artigo Teórico