Evolução da cirurgia do câncer de pele em Maringá-PR
uma comparação abrangente com o cenário estadual e nacional
Resumen
Este estudo analisou a evolução da cirurgia do câncer de pele em Maringá-PR, estabelecendo uma comparação detalhada com as estatísticas correspondentes ao estado e ao território nacional. Trata-se de uma abordagem ecológica e retrospectiva, utilizando dados do portal Localiza SUS de 2010 a 2023. A análise estatística descritiva foi realizada no Microsoft Excel®. Os dados indicaram aumento progressivo no percentual de cirurgia do câncer de pele no Brasil, no Paraná e em Maringá de 2010 a 2023, com variações anuais. No Brasil, houve um crescimento geral, enquanto no Paraná, o aumento foi mais significativo a partir de 2014. Em Maringá, ocorreram oscilações na incidência, com aparente estabilização em torno de 25-27% nos anos mais recentes. Os dados indicam um aumento contínuo de cirurgia do câncer de pele e reparadoras, ressaltando a importância da conscientização e tratamento. O estudo destaca a necessidade de investigações mais profundas para compreender as tendências recentes, especialmente no município de Maringá.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Bruno Fernando Souza Tavares, Fernanda Aparecida Vicente Magalhães, Maíza Rodrigues, Priscila Ester Lima Cruz, Daniel Vicentini de Oliveira, Daniele Fernanda Felipe

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).