MELAS syndrome: pathophysiology, diagnostic methods and avaliable treatments
Abstract
A síndrome de MELAS é uma desordem genética rara de origem mitocondrial que não há cura, ocasionando diversos eventos de importância clínica. Suas manifestações clínicas típicas incluem crises de epilepsia associadas a episódios semelhantes a AVC isquêmico, miopatias mitocondriais, acúmulo de lactato sérico e encefalopatias como demência, esses sintomas são ocasionados devido a uma mutação gênica a nível de DNA mitocondrial relacionado ao RNA transportador de leucina, que dá origem a mitocôndrias não funcionais. O diagnóstico é realizado através de quadro clínicos que apresentam elevação de ácido láctico sérico, presença de fibras vermelhas rasgadas (RRF) em biópsia muscular e episódios semelhantes ao acidente vascular cerebral (AVC), também são utilizados testes moleculares para constatar a alteração genética do DNA mitocondrial. Os tratamentos disponíveis consistem em aliviar as complicações da síndrome, mas há alguns estudos de terapia gênica que obtiveram resultados significativos para a recuperação de alguns fenótipos da doença. Nesta revisão de literatura elucidamos a fisiopatologia da síndrome de MELAS, métodos diagnósticos e tratamentos disponíveis que conduzem a melhora da qualidade de vida do paciente.
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Beatriz Cruz de Souza, Renata Ruoco Loureiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).