EMPATIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE
Abstract
Introdução: A empatia vem ganhando destaque como uma importante habilidade a ser desenvolvida, pois está fortemente relacionada ao sucesso na carreira profissional e na vida. Além disso, vários estudos indicam que relações empáticas entre professor e aluno em sala de aula potencializam o processo de ensino e aprendizagem, garantindo melhora do desempenho acadêmico. Material e métodos: Este estudo é resultado de uma pesquisa realizada com 101 estudantes dos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas e Farmácia da Escola de Ciências da Saúde do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, que teve como objetivos identificar o conhecimento dos estudantes sobre o conceito básico de empatia e avaliar quais fatores podem influenciar a relação empática entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior em Saúde. Resultados: No presente artigo os alunos destacaram a importância da linguagem verbal e não verbal na comunicação empática e como a escuta ativa pode melhorar o relacionamento entre professor-aluno e promover a proximidade entre eles. Os resultados mostraram que o processo empático é bilateral, pois os alunos podem ser empáticos com o professor respeitando-o e prestando atenção í s aulas, já o professor mostra sua empatia compreendendo os problemas dos alunos, ensinando da melhor forma e entendendo as diferenças de aprendizagem entre eles. Conclusões: Pode se concluir o grande envolvimento e conhecimento dos alunos sobre a importância da empatia na vida acadêmica e como o comportamento e interação entre eles podem influenciar no desenvolvimento cognitivo e interesse em sala de aula.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).