ESTRATÉGIAS LÚDICAS DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA ABORDAGEM DE GÊNERO, SEXUALIDADE E ORIENTAÇÃO SEXUAL NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE

Authors

  • Raphael Luí­s Rocha Nogueira Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Fiocruz Bahia - Brasil
  • Davi Silva Vale Nascimento Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Fiocruz Bahia - Brasil.
  • Keila de Oliveira Diniz Instituto Gonçalo Moniz - Fiocruz Bahia – Brasil
  • Raiana dos Anjos Moraes Instituto Gonçalo Moniz - Fiocruz Bahia – Brasil
  • Fênix Alexandra de Araujo Instituto Gonçalo Moniz - Fiocruz Bahia - Brasil
  • Priscila Correia Pinheiro de Matos Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Fiocruz Bahia. Brasil

Keywords:

metodologias ativas, conceitualização, LGBTQIA , diversidade

Abstract

O ensino da diversidade sexual nas universidades é insuficiente mesmo em áreas de saúde, assim o presente trabalho proporciona elucidação de conceitos de diversos aspectos em uma conformação inovadora de aulas. O modelo tradicional de ensino vem se tornando obsoleto e perdendo espaço para metodologias ativas, que através de situações-problema, propiciam a construção do conhecimento cientí­fico de uma forma mais investigativa e interativa. Sendo a sexualidade humana um tema ainda negligenciado, visando adversar o despreparo de futuros profissionais da saúde, o trabalho traz reflexão sobre as temáticas e mudanças de paradigmas, além de uma melhor capacitação para situações diversas a partir de um modelo de demonstração investigativa. A proposta está pautada em três aulas para cursos de graduação em saúde na disciplina de Bioética, ou afins. Inicialmente, é instaurado o engajamento dos estudantes, definição de conceitos essenciais da temática são estabelecidos e é feita uma reflexão conjunta sobre preconceito, na qual almeja-se encontrar representações  LGBTQIA+ na cultura e ciência. Posteriormente, é fundamental que seja realizada uma  discussão do material obtido e das inúmeras injustiças sofridas pela comunidade com base em registros jornalí­sticos. Por fim, torna-se de vital importância a discussão de polí­ticas públicas direcionadas a questões de gênero e orientação sexual. Compreendendo o objetivo de promover a integração de práticas investigativas para estudantes de graduação da área da saúde, para que possam desenvolver uma ação crí­tica e reflexiva em torno do tema saúde dentro das dinâmicas que envolvem sexo, gênero e orientação sexual.

Author Biographies

Raphael Luí­s Rocha Nogueira, Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Fiocruz Bahia - Brasil

Cirurgião-dentista. - Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana e Experimental

Davi Silva Vale Nascimento, Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Fiocruz Bahia - Brasil.

Biomédico. Pós-graduado em Bioimagem. - Mestrando do programa de Patologia Humana e Experimental. 

Keila de Oliveira Diniz, Instituto Gonçalo Moniz - Fiocruz Bahia – Brasil

Mestre em Educação Fí­sica - Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa

Raiana dos Anjos Moraes, Instituto Gonçalo Moniz - Fiocruz Bahia – Brasil

Mestre em Farmácia - Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa

Fênix Alexandra de Araujo, Instituto Gonçalo Moniz - Fiocruz Bahia - Brasil

Biotecnologista - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa

Priscila Correia Pinheiro de Matos, Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Fiocruz Bahia. Brasil

Biomédica - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana e Experimental. Laboratório de Neuroquí­mica da UFBA- LABNQ (ICS).

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Published

2020-12-02