PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NO TERRITÓRIO FRENTE AO CONTEXTO DE IMIGRAÇÃO FORÇADA
Keywords:
imigração, territorialidade, psicologia, psicanáliseAbstract
Este estudo visa debater a dinâmica de socialização de uma determinada população. Consiste em um relato de experiência de duas alunas do curso de Psicologia ao realizar o estágio no espaço de uma instituição de apoio ao imigrante e refugiado na cidade de São Paulo. O objetivo principal é delimitar a estrutura constituinte do enlaçamento social a partir da análise da dinâmica de socialização dos frequentadores do espaço onde o trabalho foi realizado, bem como, refletir o papel da Psicologia neste contexto, como auxiliadora no fortalecimento do território. Para tanto, utilizou-se o ensaio teórico, fazendo articulação entre psicanálise e política frente ao sofrimento psicossocial. A partir do aparato teórico e observacional, foi possível promover um novo olhar daquele espaço, o que gerou uma nova perspectiva de trabalhos que podem ser feitos por meio da concepção em saúde preventiva, de forma futura, a partir de características ainda não exploradas.
References
Rosa MDA. clínica psicanalítica em face da dimensão sociopolítica do sofrimento. Psicanálise, cultura e política. 1. ed. São Paulo: Escuta, 2015. v. 1. 144p.
Feitosa MZS, Sousa LCA, Paz AFC, Barreto EHFL, Bomfim ZAC. Afetividade, território e vulnerabilidade na relação pessoa-ambiente: um olhar ético político. v. 30. Fortaleza: Revista de Psicologia, 2018.
Haesbaert R. O mito da desterritorialização: do "fim dos territórios" í multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate í Fome. CapacitaSuas SUAS: configurando os eixos de mudança. Brasília: Instituto de Estudos Especiais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. v. 1.
Santos, M. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Edusp, 2005.
Almeida DR. O mito da desterritorialização: do "fim dos territórios" í multiterritorialidade. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
Haesbaert R. Da desterritorialização í multiterritorialidade. Porto Alegre: Associação Brasileira de Geógrafos, 2003.
Sawaia BB. O sofrimento ético-político como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão: As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 11 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
Rosa MD. Uma escuta psicanalítica das vidas secas. São Paulo: São Paulo Textura Revista de Psicanálise, v. 2, n. 2, 2002. p. 42-47.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).