A Transferência na clínica psicanalítica
diferenças e similaridades entre as concepções de Freud e Lacan
Resumen
A proposta do artigo é explorar com profundidade a origem do conceito de transferência em Freud e Lacan, suas transformações no decorrer do tempo, com uma análise entre os dois autores. Trata-se de pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com delineamento bibliográfico. Ao analisar essas abordagens, observa-se de maneira significativa que ambas contribuem para a compreensão do fenômeno da transferência, cada uma oferecendo uma perspectiva que enriquece a prática clínica. Pode-se dizer que tanto para Freud quanto para Lacan, o psicanalista que opera do seu lugar, não se utiliza do poder devido à força da transferência, mas a acolhe e a utiliza como material para a análise.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Thais Soares Rua, Terezinha A. de C. Amaro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).