Protocolos de prevenção de lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) - em atletas de futebol
uma revisão sistemática
Resumo
O futebol é um dos esportes mais praticados no mundo e com maior incidência de lesões nos membros inferiores, com destaque a lesão do ligamento cruzado anterior (LCA). Objetivo: Descrever protocolos de treinamento na prevenção e/ou reabilitação de lesões do ligamento cruzado anterior em atletas de futebol através de uma revisão narrativa Métodos: O presente estudo refere-se a uma revisão narrativa sobre terapêuticas preventivas de lesão LCA em atletas de futebol. As buscas foram realizadas em quatro bases de dados (PubMed, LILACS, SciELO e Periódicos Capes), além de buscas manuais nas referências dos 19 artigos selecionados por cinco pesquisadores de forma independente. A qualidade do estudo foi avaliada por meio da Escala PEDro. Os critérios de inclusão são estudos primários, sem restrição de faixa etária dos participantes ou ano de publicação dos artigos. Resultados: a prevenção de lesões no futebol tem por objetivo melhorar a qualidade dos movimentos para proteger o ligamento cruzado anterior (LCA). Alguns estudos obtiveram resultados inconclusivos devido à baixa aderência dos participantes ou amostras pequenas. Foi observada elevada heterogeneidade, porém, programas neuromusculares com maior variedade de exercícios apresentaram melhores resultados na prevenção de lesões esportivas. Conclusão: estudos com protocolos com variedade de exercícios se mostraram mais efetivos na prevenção de lesões do LCA.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Cristina Caramello-Alencar, Leandro Sorbo, Thais Ferreira da Silva, Victor Bianchi, Gabriel Paschoalini, Luiz Peruchi, Ruth Ferreira Galduroz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).