Prevalência de tendinopatia de calcâneo e sua associação com a obesidade
Resumo
O tendão do calcâneo, apesar de ser um dos maiores e mais fortes tendões do corpo humano, é um dos mais comuns de ruptura e lesões. O sobrepeso e a obesidade apresentam forte relação com as dores e as tendinopatias de membros inferiores. O principal objetivo deste estudo foi verificar a prevalência de tendinopatia de calcâneo e sua associação com o sobrepeso e a obesidade. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa do tipo observacional. A população foi composta por 400 pacientes de duas clínicas ortopédicas, atendidos no período de novembro de 2023 a maio de 2024, residentes no município de Cianorte – PR e a amostra foi do tipo não probabilística, por conveniência, totalizando 400 participantes. A ocorrência de tendinopatia do calcâneo foi identificada em 5,75% dos casos. Apesar da maior prevalência da tendinopatia encontrada no sexo feminino (73,91%), em pacientes obesos (56,52%) e que não praticavam atividades físicas (50,25%), não houve associação estatisticamente significativa da lesão com as referidas variáveis (p>0,05). Conclui-se que na amostra pesquisada a obesidade, bem como, o sexo e a prática de atividades físicas não influenciaram o desenvolvimento da tendinopatia de calcâneo.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Flávia Hernandes, Sonia Maria Marques Gomes Bertolini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).