O conhecimento dos professores de canto sobre a relação entre percepção auditiva e produção vocal e a importância do acompanhamento fonoaudiológico
Knowledge of voice teachers about the relationship between auditory perception and vocal production
Resumo
Para uma adequada produção vocal é necessário que as estruturas do sistema auditivo estejam funcionando adequadamente. É fundamental que o professor(a) de canto consiga identificar possíveis dificuldades na percepção auditiva e tenha conhecimento sobre a atuação do fonoaudiólogo(a), visando um melhor aproveitamento na produção vocal. Objetivo: investigar o conhecimento dos professores de canto sobre a relação entre percepção auditiva e produção vocal, para melhor compreensão de possíveis dificuldades auditivas e um direcionamento ao profissional correto. Método: realizou-se um estudo qualitativo com delineamento experimental. Participaram 50 professores de canto que lecionam na cidade de São Paulo. Todos responderam um questionário enviado digitalmente com questões pertinentes ao tema, após o aceite do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados coletados foram analisados de forma qualitativa, tendo caráter descritivo. Resultados: Neste estudo observou-se que os professores de canto estão cientes de que alterações da percepção auditiva podem resultar em dificuldades no canto. Esses profissionais compreendem que as habilidades auditivas e vocais estão relacionadas à percepção, dos contornos acústicos de uma determinada melodia e suas variações melódicas. Sobre o trabalho do fonoaudiólogo no treino das habilidades auditivas, 23 professores (46%) desconhecem a atuação deste profissional. Conclusão: os professores de canto possuem conhecimento sobre a relação entre a percepção auditiva e produção vocal, porém, observou-se uma carência no conhecimento em relação à atuação do fonoaudiólogo(a) no que tange à acuidade auditiva dos indivíduos.
Descritores: canto, música, percepção auditiva, fonoaudiologia
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Copyright (c) 2024 Débora Oliveira Werli, Márcia Velozo Barreto Fleming, Alessandra Giannico de Rezende Araujo
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