Fator de imunogenicidade e intervalo entre aplicações da toxina botulínica tipo A
Immunogenicity factor and interval between botulinum toxin TYPE A injections
Resumo
A toxina botulínica (TB) é produzida pela bactéria anaeróbia Clostridium botulinum. A TB pode induzir a formação de anticorpos, reduzindo a duração do seu efeito ou mesmo impedindo sua ação, resultando em ineficácia permanente, também conhecida como "efeito vacina". O sorotipo A é o mais utilizado nos tratamentos estéticos da atualidade, sua resposta clínica e a duração do efeito ocorrem de forma individualizada, pois dependem de diversos fatores, como concentração da dose, intervalo entre as aplicações, formulações, exposição prévia, entre outros. O presente trabalho buscou elucidar os fatores de imunogenicidade da toxina botulínica tipo A (TBA) e evidenciar os achados científicos sobre os intervalos de sua aplicação. Métodos: foram encontrados 122 artigos na base de dados eletrônica Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem Online, utilizando o termo de busca em inglês “botulinum toxin A facial lines”. No entanto, foram selecionados sete artigos que avaliam presença de anticorpos após a aplicação ou repetição da TBA durante alguns ciclos para o tratamento de linhas faciais. Considerações finais: a TBA demonstra ser eficaz e segura quando utilizada em concentrações e períodos recomendados. No entanto, o presente trabalho evidencia a escassez de dados sobre sua utilização da TBA em intervalos menores e sua possível correlação com a indução da formação de anticorpos neutralizantes.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bruna Naiara Dos Santos, Márcia Robalo Mafra, Renata Ruoco Loureiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).