A percepção do racismo e suas influências na construção da identidade das mulheres negras na cidade de São Paulo
Resumo
Este artigo é o resultado de uma pesquisa de iniciação científica, que investigou como o racismo pode influenciar a construção da identidade das mulheres negras e quais as percepções dessas mulheres sobre ele. Trazendo os processos de desenvolvimento da identidade e buscando relacionar com a experiência de ser negra em uma sociedade que foi estruturada de forma racista, visa demonstrar como o racismo estrutural atravessa diversos fatores da vida dessas mulheres e, mais precisamente, em como pode afetar a sua saúde mental e a construção de sua identidade. Utilizando uma metodologia qualitativa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e entrevistas baseadas no método de história de vida, com mulheres residentes da cidade de São Paulo, onde destacamos os principais temas encontrados em cada uma destas. Concluímos que os efeitos psicossociais do racismo podem trazer prejuízo significativo para a saúde mental da mulher negra, podendo influenciar sua autoestima, trazer prejuízo no desenvolvimento das suas relações afetivas e alterar o seu autoconceito, sua forma de ver a si mesma e o seu ambiente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Laís Rafaela Nascimento Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).