ANÁLISE FUNCIONAL DO COMPORTAMENTO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DURANTE UMA DISCUSSÃO SOBRE O TEMA DIVERSIDADE SEXUAL

Autores

  • Alexandre Tadeu de Lima Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Davi Gustavo Sanches Silva Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Manzoni-de-Almeida D

Palavras-chave:

análise comportamental, preconceito, homofobia

Resumo

Este artigo procurou investigar as reações de estudantes universitários durante uma aula de Biologia sobre diversidade sexual e de gênero. Para tanto se utilizou da observação e também do mapeamento dos comportamentos grupais através de um método utilizado pela Psicologia Comportamental e denominado Análise Funcional do Comportamento. Os resultados mostraram que o tema provocou inúmeras reações emocionais no grupo, além de ser detectado o preconceito velado através do comportamento grupal. Esta pesquisa revela o quanto o discurso e a prática podem caminhar separados quando o assunto é a diversidade sexual, assim como revela a presença de preconceitos, mesmo que não explí­cito.

Biografia do Autor

Alexandre Tadeu de Lima, Faculdades Metropolitanas Unidas

Graduado em Educação Fí­sica pela FMU, Pós-graduado em Psicopedagogia pela UNICSUL e Pós-graduado em Arteterapia pelo Instituito Junguiano de ensino e pesquisa, atualmente graduando em Psicologia pela FMU e pesquisador no grupo GEPECs.

Davi Gustavo Sanches Silva, Faculdades Metropolitanas Unidas

Graduado em Ciências Biológicas pela FMU e pesquisador no grupo GEPECs

Manzoni-de-Almeida D

Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino & Ciências (GEPECs), Escola de Ciências Biológicas e da Saúde, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU); Núcleo de Gêneros e Sexualidades (NUGE), Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

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Publicado

2021-07-07