ASSIMETRIAS NO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO LOCAL ENTRE REGIÕES NORTE/NORDESTE SUL/SUDESTE DO BRASIL, CORRELACIONADO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA/ asymmetries in technological development local between north / northeast south / southeast brazil, the correlated scientific production.
Palavras-chave:
desenvolvimento tecnológico, inovação, desenvolvimento local, universidadesResumo
Este artigo objetivou apresentar a dialética entre as regiões sul/sudeste e norte/nordeste e o desenvolvimento tecnológico local através da relação entre resultados da Pesquisa de Inovação Tecnológica [PINTEC] considerando inovação de produtos e/ou processos e produção científica de universidades públicas. Observa-se o predomínio da região sul/sudeste na produção científica e desenvolvimento tecnológico, resultando numa hegemonia, das universidades locais. Entretanto, verificou-se que outras regiões poderiam ter melhor desempenho no que se refere à produção científica tendo em vista que a estrutura existente das universidades públicas segundo Ministério de Educação e Cultura [MEC] oportuniza tal condição. Sugere-se a continuidade de estudos que aprofundem o conhecimento para minimização das diferenças.
Palavras chave: desenvolvimento tecnológico; inovação; desenvolvimento local; universidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).