A prática de sustentabilidade: um estudo bibliométrico com relação à percepção dos pesquisadores da área de administração

Autores

  • Ana Paula Alf Lima Ferreira Universidade de Cruz Alta
  • Daiane Taise Faoro Universidade de Cruz Alta
  • Theila Maccangnan Vincensi Universidade de Cruz Alta
  • Tais Villani Universidade de Cruz Alta

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Administradores, Conceito.

Resumo

Os conceitos sobre sustentabilidade estão cada vez mais presente no ambiente que nos cerca, sendo foco discussões em varias áreas da sociedade, em especial no meio acadêmico, empresarial e no setor público. No entanto percebe-se pontuadas diferenças sobre os conceitos disseminados até hoje, os administradores, principais condutores de atitudes sustentáveis, por exemplo, sofrem significativas divergências em suas percepções sobre o tema, principalmente no que diz respeito a sua finalidade. Neste sentido,  o presente estudo, foi desenvolvido, adotando-se o método desk research, para aferir o que pensam os administradores sobre o tema sustentabilidade, analisando os artigos publicados no ANPAD, (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração) relacionados ao tema dos anos de 2008 a 2012, em um total de 83 artigos publicados durante o perí­odo, sendo que para analises dos artigos selecionados, os mesmos foram organizados em grupos, os quais cada um ficou responsável pela analise de um ano, e posteriormente foi realizado um grande grupo de discussão para análise como um todo das publicações. Por fim, este estudo possibilitou o entendimento das percepções dos administradores sobre o tema a forma como esta vem sendo trabalhando a partir da aplicabilidade de suas conceituações junto í s práticas organizacionais.

Biografia do Autor

Ana Paula Alf Lima Ferreira, Universidade de Cruz Alta

Graduada em Administração pela Universidade de Cruz Alta; Mestre am Administração pela UFSM;
Linha de pesquisa: Gestão de Pessoas; Governança; Extensão Rural e Sustentabilidade.

Daiane Taise Faoro, Universidade de Cruz Alta

Mestranda em Administração pela Universidade de Passo Fundo

Theila Maccangnan Vincensi, Universidade de Cruz Alta

Graduada em Administração pela Universidade de Cruz Alta

Tais Villani, Universidade de Cruz Alta

Graduada em Administração

Referências

ANPAD - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração. (2013).

Anais de 2008 a 2012. Recuperado em 16 abril, 2015, de http: www.anpad.org.br.

Banks, M. G. (2008). An Extension of the Hirsch index: indexing scientific topics and compounds. Recuperado em 07 julho, 2015 de www.arxiv.org/abs/physics/0604216.

Cervo, A. L., & Bervian, P. A. (1983). Metodologia cientí­fica: para uso dos estudantes universitários. São Paulo: McGraw-Hill.

Chevarria, D. G. et al. (2012). A Inclusão da Sustentabilidade na Agenda Energética Brasileira. Encontro de Administração Pública e Governo. Salvador/BA.

Madruga, L. R. R. G., & Silva, T. N. (2008). A localização das publicações e a identificação de tópicos quentes em sustentabilidade: uma primeira aproximação usando o Web of Science. Anais do SIMPEP, 2008, São Paulo, SP, Brasil, 14.

Maia, S. G. S. et al. (2012) Análise do Retorno Anormal das Empresas Winnerse LosersParticipantes ou Não do índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE): Um estudo empí­rico na BM&FBOVESPA. Anais do Encontro da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Administração. Rio Janeiro, RJ, Brasil, 36.

MENEGHETTI, F. K. Et al. (2012). Por uma Crí­tica ao Conceito de Sustentabilidade nos Estudos Organizacionais. Anais do Encontro da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Administração. Curitiba, PR, Brasil, 7.

MINAYO, M. C. S. (1992). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, Hucitec-Abrasco.

Ribeiro, H. C. M., & Souza, M. T. S. (2013). Sustentabilidade Ambiental: uma Meta-análise da Produção Brasileira em Periódicos de Administração. Revista Administração Contemporânea, 17(3), 368-396.

Velter, A. N., Battistella, L. F., Grohmann, M. Z., & CARPES, A. M. (2010). Estudo da Sustentabilidade na Administração: Um Levantamento dos "hot topics" Publicados na última década. Anais da Semana da Administração, São Paulo, SP, Brasil, 13.

Downloads

Publicado

2015-12-04

Como Citar

FERREIRA, A. P. A. L.; FAORO, D. T.; VINCENSI, T. M.; VILLANI, T. A prática de sustentabilidade: um estudo bibliométrico com relação à percepção dos pesquisadores da área de administração. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 5, n. 3, p. 44–60, 2015. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/644. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.