A prática de sustentabilidade: um estudo bibliométrico com relação à percepção dos pesquisadores da área de administração
Palavras-chave:
Sustentabilidade, Administradores, Conceito.Resumo
Os conceitos sobre sustentabilidade estão cada vez mais presente no ambiente que nos cerca, sendo foco discussões em varias áreas da sociedade, em especial no meio acadêmico, empresarial e no setor público. No entanto percebe-se pontuadas diferenças sobre os conceitos disseminados até hoje, os administradores, principais condutores de atitudes sustentáveis, por exemplo, sofrem significativas divergências em suas percepções sobre o tema, principalmente no que diz respeito a sua finalidade. Neste sentido, Â o presente estudo, foi desenvolvido, adotando-se o método desk research, para aferir o que pensam os administradores sobre o tema sustentabilidade, analisando os artigos publicados no ANPAD, (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração) relacionados ao tema dos anos de 2008 a 2012, em um total de 83 artigos publicados durante o período, sendo que para analises dos artigos selecionados, os mesmos foram organizados em grupos, os quais cada um ficou responsável pela analise de um ano, e posteriormente foi realizado um grande grupo de discussão para análise como um todo das publicações. Por fim, este estudo possibilitou o entendimento das percepções dos administradores sobre o tema a forma como esta vem sendo trabalhando a partir da aplicabilidade de suas conceituações junto í s práticas organizacionais.
Referências
ANPAD - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração. (2013).
Anais de 2008 a 2012. Recuperado em 16 abril, 2015, de http: www.anpad.org.br.
Banks, M. G. (2008). An Extension of the Hirsch index: indexing scientific topics and compounds. Recuperado em 07 julho, 2015 de www.arxiv.org/abs/physics/0604216.
Cervo, A. L., & Bervian, P. A. (1983). Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. São Paulo: McGraw-Hill.
Chevarria, D. G. et al. (2012). A Inclusão da Sustentabilidade na Agenda Energética Brasileira. Encontro de Administração Pública e Governo. Salvador/BA.
Madruga, L. R. R. G., & Silva, T. N. (2008). A localização das publicações e a identificação de tópicos quentes em sustentabilidade: uma primeira aproximação usando o Web of Science. Anais do SIMPEP, 2008, São Paulo, SP, Brasil, 14.
Maia, S. G. S. et al. (2012) Análise do Retorno Anormal das Empresas Winnerse LosersParticipantes ou Não do índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE): Um estudo empírico na BM&FBOVESPA. Anais do Encontro da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Administração. Rio Janeiro, RJ, Brasil, 36.
MENEGHETTI, F. K. Et al. (2012). Por uma Crítica ao Conceito de Sustentabilidade nos Estudos Organizacionais. Anais do Encontro da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Administração. Curitiba, PR, Brasil, 7.
MINAYO, M. C. S. (1992). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, Hucitec-Abrasco.
Ribeiro, H. C. M., & Souza, M. T. S. (2013). Sustentabilidade Ambiental: uma Meta-análise da Produção Brasileira em Periódicos de Administração. Revista Administração Contemporânea, 17(3), 368-396.
Velter, A. N., Battistella, L. F., Grohmann, M. Z., & CARPES, A. M. (2010). Estudo da Sustentabilidade na Administração: Um Levantamento dos "hot topics" Publicados na última década. Anais da Semana da Administração, São Paulo, SP, Brasil, 13.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).