Educação para um Desenvolvimento Sustentável: uma análise comparativa entre escolas de Belém (PA/Brasil) e de Freiburg (Alemanha)
Palavras-chave:
Educação, Desenvolvimento, Sustentabilidade, EscolaResumo
Atualmente as escolas vêm passando por um processo de implementação de práticas voltadas a educação ambiental. Porém, em algumas regiões, ainda há dificuldades por parte do corpo docente. O objetivo deste artigo é mostrar a comparação entre essa implementação entre escolas de Belém-PA (Brasil) e Freiburg (Alemanha). A metodologia utilizada foi a aplicação de questionários e observação in loco de escolas nas duas cidades citadas anteriormente. Os resultados demonstram que os professores apresentam boas intenções em suas escolas, diferindo em grande parte da estrutura das mesmas. Conclui-se que apesar da distância geográfica e falta de comunicação entre essas escolas há, por parte dos professores, boas iniciativas para a prática da educação ambiental, mas infelizmente a estrutura das escolas brasileiras deixam a desejar.
Referências
CAMPOS, Maria Machado Malta. Escola e participação popular. ln: MADEIRA, F.; MELLO, G. (orgs.). Educação na América Latina. São Paulo: Cortez. 1985.
CASCINO, Fábio. Educação ambiental: princípios, história e formação de professores. Editora SENAC, São Paulo, SP. 1999.
COSTA, Aurora Maria Figueirêdo Coêlho. Educação ambiental: da reflexão í construção de um caminho metodológico para o ensino formal. Dissertação de Mestrado. João Pessoa. 1999.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1993.
DíAZ, Alberto Pardo. Educação ambiental como projeto. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
GADOTTI, Moacir. "Ação pedagógica e prática social transformadora". Educação e Sociedade, v.1, n. 4, p. 5-14, set. 1979.
GUIMARíES, Mauro. Educação ambiental: no consenso em embate? Campinas, SP: Papirus, 2000.
LIMA, Maria José de Araújo. Leitura dos saberes do semiárido: um estudo de caso. Tese de Doutorado em Geografia Humana. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1997.
VIOLA, Eduardo; LEIS, Héctor. "A evolução das políticas ambientais no Brasil, 1971-1991: do bissetorialismo preservacionista para o multissetorialismo orientado para o desenvolvimento sustentável". In: HOGAN, D. J. & VIEIRA, P. F. Dilemas socioambientais e desenvolvimento sustentável. Campinas, SP: UNICAMP. p. 73-102, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).