Educação para um Desenvolvimento Sustentável: uma análise comparativa entre escolas de Belém (PA/Brasil) e de Freiburg (Alemanha)

Autores

  • Fabrí­cio Lemos de Siqueira Mendes Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Dirk Jurgen Oesselmann Evangelische Hochschule Freiburg – Alemanha

Palavras-chave:

Educação, Desenvolvimento, Sustentabilidade, Escola

Resumo

Atualmente as escolas vêm passando por um processo de implementação de práticas voltadas a educação ambiental. Porém, em algumas regiões, ainda há dificuldades por parte do corpo docente. O objetivo deste artigo é mostrar a comparação entre essa implementação entre escolas de Belém-PA (Brasil) e Freiburg (Alemanha). A metodologia utilizada foi a aplicação de questionários e observação in loco de escolas nas duas cidades citadas anteriormente. Os resultados demonstram que os professores apresentam boas intenções em suas escolas, diferindo em grande parte da estrutura das mesmas. Conclui-se que apesar da distância geográfica e falta de comunicação entre essas escolas há, por parte dos professores, boas iniciativas para a prática da educação ambiental, mas infelizmente a estrutura das escolas brasileiras deixam a desejar.

Biografia do Autor

Fabrí­cio Lemos de Siqueira Mendes, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestrado em Zoologia pelo Museu Paraense Emí­lio Goeldi (MPEG). Possui Doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da UFPA, com Estágio Doutoral no Museu Nacional de História Natural de Lisboa (MNHN) e no Museu Zoológico de História Natural (MZHN) da Universidade de Coimbra, em Portugal. Realizou Estágio Pós-Doutoral em Educação (CAPES/DAAD) na Evangelische Hochschule (Freiburg in Breisgau, Alemanha). Lí­der Grupo de Pesquisa Parques Urbanos na Perspectiva do Ecoturismo e do Lazer. Participa como pesquisador no Grupo de Pesquisa: Biodiversidade, Gestão dos Recursos Naturais e Sociedade no Escudo das Guianas, da UFPA. Atualmente é Professor e Pesquisador da Faculdade de Turismo (FACTUR) do Instituto de Ciências Sociais e Aplicada (ICSA) da UFPA. Tem experiência na Docência do Ensino Superior em Ecoturismo, Biologia Geral e Educação.

Dirk Jurgen Oesselmann, Evangelische Hochschule Freiburg – Alemanha

Possui graduação em Teologia – Georg August Universität Göttingen (1987), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1991) e doutorado em Educação – Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover (1998). Atualmente é professor titular da Universidade da Amazônia, professor – Evangelische Hochschule Freiburg e professor – Evangelische Hochschule Freiburg. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social do Menor, atuando principalmente nos seguintes temas: infância e adolescência, gestão educacional, amazônia, educação e exclusão social.

Referências

CAMPOS, Maria Machado Malta. Escola e participação popular. ln: MADEIRA, F.; MELLO, G. (orgs.). Educação na América Latina. São Paulo: Cortez. 1985.

CASCINO, Fábio. Educação ambiental: princí­pios, história e formação de professores. Editora SENAC, São Paulo, SP. 1999.

COSTA, Aurora Maria Figueirêdo Coêlho. Educação ambiental: da reflexão í construção de um caminho metodológico para o ensino formal. Dissertação de Mestrado. João Pessoa. 1999.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princí­pios e práticas. São Paulo: Gaia, 1993.

DíAZ, Alberto Pardo. Educação ambiental como projeto. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

GADOTTI, Moacir. "Ação pedagógica e prática social transformadora". Educação e Sociedade, v.1, n. 4, p. 5-14, set. 1979.

GUIMARíES, Mauro. Educação ambiental: no consenso em embate? Campinas, SP: Papirus, 2000.

LIMA, Maria José de Araújo. Leitura dos saberes do semiárido: um estudo de caso. Tese de Doutorado em Geografia Humana. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1997.

VIOLA, Eduardo; LEIS, Héctor. "A evolução das polí­ticas ambientais no Brasil, 1971-1991: do bissetorialismo preservacionista para o multissetorialismo orientado para o desenvolvimento sustentável". In: HOGAN, D. J. & VIEIRA, P. F. Dilemas socioambientais e desenvolvimento sustentável. Campinas, SP: UNICAMP. p. 73-102, 1995.

Downloads

Publicado

2020-02-26

Como Citar

MENDES, F. L. de S.; OESSELMANN, D. J. Educação para um Desenvolvimento Sustentável: uma análise comparativa entre escolas de Belém (PA/Brasil) e de Freiburg (Alemanha). Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 9, n. 3, p. 81, 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1858. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos