Agravos advindos da pandemia por COVID-19 como estresse e ansiedade e como aliviá-los por meio das técnicas estéticas
Resumen
Resumo: São muitos os benefícios descritos na literatura quanto a utilização da aromaterapia e terapias manuais. O objetivo do presente estudo é analisar as contribuições destas terapias mediante as possíveis sequelas emocionais ocasionadas pela pandemia - COVID 19 que levou a população mundial a desenvolver ou a agravar quadros de estresse e ansiedade. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e foi possível constatar como os recursos estéticos podem ser utilizados de forma terapêutica e os benefícios descritos quanto a utilização da aromaterapia e terapias manuais. Os resultados mostram que tais técnicas promovem diversos efeitos biológicos, como liberação de endorfina e serotonina, diminuição dos níveis de cortisol que desencadeiam benefícios que podem ajudar a pessoas com sintomas de estresse e ansiedade.
Descritores: COVID-19, estresse, ansiedade, estética
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Grazielle Prado Alexandre, Stefani Lameze
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).