MICROBIOLOGIA NO COTIDIANO: PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO DE BAIXO CUSTO

Autores/as

  • Kercia Pinheiro Cruz Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Friocruz Bahia.
  • Gustavo Lima Nery Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Friocruz Bahia.
  • Amanda do Amor Divino Rebouças Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Friocruz Bahia.
  • Paula Rocha Dantas-Silva Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Friocruz Bahia.
  • Jaqueline Silva Cruz Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Friocruz Bahia.
  • Camila Gomes de Souza Andrade Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Friocruz Bahia.
  • Rifkath Marie Laurence Rahimy Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Friocruz Bahia.

Palabras clave:

Ensino por investigação, Microbiologia, Experimentos de baixo custo, Interdisciplinaridade.

Resumen

A microbiologia é o ramo da biologia responsável pelo estudo dos microrganismos, sendo a escola um espaço privilegiado para abordar o tema saúde e suas interfaces. O ensino das ciências nas escolas é um desafio decorrente da dificuldade em engajar os alunos e da ausência ou insuficiência de infraestrutura para realização de aulas práticas. As metodologias tradicionais, caracterizadas por serem centradas no professor, têm sido modificadas no que diz respeito à sua dinâmica, sendo substituí­das por metodologias ativas de ensino, incluindo o ensino por investigação, que se destaca em pôr o aluno na função de construtor do conhecimento cientí­fico. O contato do estudante com metodologias ativas possibilita sua ação como agente comunicador na sociedade, podendo promover estratégias de prevenção de problemas em saúde pública. Assim, o presente trabalho propõe um modelo didático de ensino por investigação em microbiologia de baixo custo para estudantes de ensino médio.

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Publicado

2019-06-03

Número

Sección

Artigo Teórico