AVALIAÇÃO DA BIODIVERSIDADE FÚNGICA EM MAMÃO ATRAVÉS DO MICROCULTIVO
Palabras clave:
Carica papaya, Frutas, Fungos, Microbiologia Ambiental, Temperatura.Resumen
O mamão possui propriedades intrínsecas que propiciam o crescimento microbiano e produção de micotoxinas. O intuito do trabalho foi avaliar a biodiversidade fúngica através do microcultivo e relevância para saúde. Frutos de mamão com as mesmas condições maturativas, foram dividas e expostas durante seis dias em três locais diferentes, avaliou-se temperatura, umidade, área de crescimento, pH e identificação microscópica. No local I houve 25% de crescimento da área do mamão, no local II 40% e no local III 30%. Os gêneros obtidos foram Penicillium spp., Rhodotorula spp, Clamidosporium spp., Fusarium spp. e Rhizospus spp.. Observou-se uma relação direta entre o crescimento fúngico e aumento de temperatura e umidade; e o pH e gênero do micro-organismo. O microcultivo permitiu melhor definição das estruturas de reprodução. A temperatura e umidade pode influenciar na velocidade e porcentagem de crescimento, e a técnica de microcultivo mostrou-se mais eficaz para identificação de estruturas fungicas.
Citas
Souza JTA, et al. Análise sócio-econômica do consumo de mamão no Sertão paraibano. Revista em Agronegócios e Meio Ambiente.2013; 6(2): 235-246
Silva RR e Coelho GD. Fungos principais grupos e aplicações biotecnológicas.[monografia]. São Paulo: Instituto de Botânica de São Paulo; 2006
Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Detecção e Identificação dos Fungos de Importância Médica [Internet] 2004. [acesso em 2016 maio 21]. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/microbiologia/mod_7_2004.pdf
Ferreira CCM, Assis DC, Pimentel FO,Oliveira DE. O estudo do microclima gerado por praças em relação aos seus arredores na cidade de Juiz de Fora-MG. In: X Simpósio brasileiro de climatologia geográfica, 2012, Manaus.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).