Abordagens utilizadas na avaliação da motivação em idosos para a prática de exercícios físicos: Uma revisão cienciométrica
Abstract
Este artigo teve como objetivo analisar os estudos que demonstram a motivação do idoso para a prática de exercício físico, identificando assim as lacunas, instrumentos e métodos na elaboração de um estudo robusto. Trata-se de uma revisão cienciométrica. A busca dos estudos foi realizada nas bases de dados Lilacs, PubMed e ScienceDirect, utilizando os seguintes descritores e operadores booleanos: motivação AND idoso AND exercícios físicos, em inglês, português e espanhol. Os artigos foram exportados para o software Rayyan. O questionário de motivação mais utilizado nos estudos é o Exercise Motivations Inventory (20%). Foram concentradas 40% das produções na Europa. Os resultados indicam que a motivação desempenha um papel importante na adesão dos idosos aos exercícios físicos. Os fatores extrínsecos foram apontados como os principais impulsionadores dos idosos para aderirem a um programa de exercícios físicos. Destaca-se a importância da motivação para a prática de exercício físico na saúde e prevenção de doenças em pessoas idosas. No entanto, a falta de estudos abrangentes que considerem tanto os fatores motivacionais quanto os desmotivadores representa uma lacuna significativa na pesquisa.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Bruno Fernando Souza Tavares, Daniel Oliveira, Sonia Maria Marques Gomes Bertolini
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).