Percepção de pessoas idosas a respeito do risco de quedas no domicílio – influência de fatores sociodemográficos e de saúde
Abstract
Este estudo tem como objetivo investigar a percepção das pessoas idosas sobre o risco de quedas em suas residências e sua associação com variáveis de saúde e sociodemográficas. Trata-se de um estudo quantitativo e transversal, realizado com 201 idosos residentes nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Foi utilizado um questionário de avaliação do perfil sociodemográfico e de saúde e o FRAQ-Brasil. Os dados foram coletados de setembro a novembro de 2023 e analisados pelo teste do Qui-quadrado. Considerou-se um nível de significância de p < 0,05. Verificou-se associação significativa da percepção de risco de quedas somente com a escolaridade (p = 0,021), evidenciando maior proporção (61,5%) de idosos com nível superior com maior percepção do risco de quedas (> 25 pontos). Não foi encontrada associação significativa (p > 0,05) na associação das proporções da percepção de pessoas idosas a respeito do risco de quedas no domicílio com as variáveis de saúde. Os resultados da presente pesquisa revelaram que, entre as variáveis sociodemográficas analisadas, apenas a escolaridade apresentou uma associação significativa com a percepção de risco de quedas entre os idosos em domicílio. No entanto, não foi encontrada associação significativa entre as variáveis de saúde e a percepção de risco de quedas no domicílio.
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Leidiane Aparecida Lima, Eduarda Patrono dos Santos, Caroline Rodrigues Lyra, Milena Ribeiro Mariucio Aranha, José Roberto Andrade do Nascimento Júnior, Daniel Vicentini de Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).