DEVELOPMENT OF A BOARD GAME AS A TEACHING BY RESEARCH TOOL IN PARASITOLOGY FOR HIGHER EDUCATION

Authors

  • Priscila Correia Pinheiro de Matos Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Friocruz Bahia.
  • Thais Alves de Santana Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Friocruz Bahia.
  • Taise Cristina Santa Bárbara Silva Queiroz Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Friocruz Bahia.
  • Bruna Souza Santos Oliveira Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Friocruz Bahia.
  • Mateus Lima Nogueira Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Friocruz Bahia.
  • Laiana Arlego Barbosa Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Friocruz Bahia.
  • Girlaine Café Santos Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Friocruz Bahia.
  • Clarissa Cunha Santana Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Friocruz Bahia.

Keywords:

Active Learning Methodologies, Parasitology, Game, Argumentation.

Abstract

Active learning methodologies encourage the students to do not stick only to the content available during the classes, stimulating then, to search for the information necessary to build the knowledge about a certain theme. Parasitology demonstrates to be a discipline in which the students present difficulties during learning, especially in relation to the parasites cycle. Thus, the aim of this work was to develop an activity to help the students to comprehend and fix this subject contents in a didactic way. The activity consists of a expository class for general concepts definition, a play game to test the students"™ knowledge and a discussion in the end in order to stimulate their argumentation and critical sense. After this inquiry-based learning activity, we expect that the students succeed in assimilating and comprehending easily Parasitology contents and also develop their argumentation and criticism.

Author Biography

Clarissa Cunha Santana, Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Friocruz Bahia.

Graduada em Licenciatura (2008) e Bacharelado (2010) em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). Mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa pelo Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz, Fiocruz Bahia. Obteve então experiência em ecologia vegetal e taxonomia de fanerógamas, tendo atuado com os seguintes temas: Botânica, Ecologia e Taxonomia de Fanerógamas e biologia parasitária trabalhando com parasitologia e quimioterapia antiparasitária. Atuou no perí­odo de 2011-2012 como bolsista do CNPq no Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz - CPqGM - Laboratório de Engenharia Tecidual e Imunofarmacologia (LETI), FIOCRUZ, em testes com Plasmodium sp. e, de 2013 a 2015, desenvolveu projeto de mestrado na área de quimioterapia antimalárica no Laboratório de Biologia Parasitária (LBP) também na Fiocruz. Atualmente trabalha com resposta imunológica ao Mycobacterium tuberculosis em coinfecção com HIV em projeto de doutorado pelo programa de Patologia Humana e experimental da UFBA em parceria com a Fiocruz-Bahia.

References

BERBEL, N.A.N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas. 2011; 32: 25–40.

CAPRA, F. O ponto da mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. Cultrix: São Paulo; 2006.

CARVALHEIRO, J.R. Epidemias em escala mundial e no Brasil. Estudos avançados. 2008; 22: 7-17.

CHAGAS, W.E.C, et al. Renovando as aulas práticas de parasitologia. X Encontro de Iniciação í Docência. 2007.

CHINN, C.A. & MALHOTRA, B.A. Epistemologically Authentic Inquiry in Schools : A Theoretical Framework for Evaluating Inquiry Tasks. Science Education. 2002; 86: 175-218.

DA SILVA, A.M. Proposta para tornar o ensino de quí­mica mais atraente. Revista de quí­mica industrial. 2011; 731: 2.

DIAS, E.C., et al. Evasão no ensino superior: estudo dos fatores causadores da evasão no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros–Unimontes–MG. In CONGRESSO USP DE INICIAÇíO CIENTíFICA EM CONTABILIDADE, São Paulo, SP. 2010; 7.

FALKEMBACH, G.A.M. O lúdico e os jogos educacionais. CINTED-Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, UFRGS. 2006.

FARIAS, P.A.M.; MARTIN, A.L.D.A.R. & CRISTO, C.S. Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações. Revista Brasileira de Educação Médica. 2014; 39: 143–150.

FORMIGLI, V.L., et al. Projeto Polí­tico-Pedagógico do curso de graduação em medicina da FMB/UFBA. Gazeta Médica da Bahia. 2010; 79: 3-47.

FREEMAN, S. et al. Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics. Proceedings of the National Academy of Sciences. 2014; 111 (23): 8410-8415.

GRÜBEL, J.M. & BEZ, M.R. Jogos educativos. Renote, 2006; 4.

GUISASOLA, J., et al. Propuesta de enseñanza en cursos introductorios de fí­sica en la universidad, basada en la investigación didáctica: siete años de experiencia y resultados. Enseñanza de las Ciencias. 2007; 25: 091-106.

HARGREAVES, A. O ensino na sociedade do conhecimento: a educação na era da insegurança. Porto: Porto Editora, 2003.

HOAT, L.N., et al. Perceptions of graduating students from eight medical schools in Vietnam on acquisition of key skills identified by teachers. BMC Medical Education. 2008; 8: 5.

HOTEZ, P.J. & FUJIWARA, R.T. Brazil's neglected tropical diseases: an overview and a report card. Microbes and infection. 2014; 16: 601-606.

KRATHWOHL, D.R. A revision of Bloom's taxonomy: An overview. Theory into practice. 2002; 41: 212-218.

LEíO, D.M.M. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. Cadernos de pesquisa. 1999; 107: 187-206.

MIZUKAMI, M.D.G.N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária. 1986.

MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mí­dias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. 2015; 2: 15-33.

MORATORI, P.B. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem. UFRJ. Rio de Janeiro. 2003.

ONOFRE, N.S.C. & ALBUQUERQUE, K.M. de. As metodologias ativas como estratégia de promoção de saúde no trabalho interdisciplinar com mulheres na atenção básica. Cientefico. Fortaleza. 2016; 16: 121-145.

PINTO, A.S.S., et al. O laboratório de metodologias inovadoras e sua pesquisa sobre o uso de metodologias ativas pelos cursos de licenciatura do UNISAL, Lorena: estendendo o conhecimento para além da sala de aula. Revista de Ciências da Educação. 2013; 2: 67-79.

PRAIA, J., et al. A hipótese e a experiência cientí­fica em educação em ciência: contributos para uma reorientação epistemológica. Ciência & Educação. 2002; 8: 253-262.

REMPEL, C. & DE SOUZA, C.D. O docente biólogo e a (des) organização das matrizes curriculares em cursos da área da saúde. Revista Caderno Pedagógico. 2013; 10: 61-78.

ROITMAN, I. Educação Cientí­fica. Brasí­lia: RITLA. 2007; 27.

SASSERON, L.H. & DE CARVALHO, A.M.P. Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização cientí­fica e o padrão de Toulmin. Ciência & Educação. 2011; 17: 97-114.

SMITH, K.A. Experimentação nas Aulas de Ciências. (1975). In: CARVALHO, A.M.P.; VANNUCCHI, A. I.; BARROS, M.A.; GONÇALVES, M. E. R. & REY, R.C. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento fí­sico.1. ed. São Paulo: Editora Scipione. 1998; 22-23.

SOLINO, A.P.; FERRAZ, A.T. & SASSERON, L.H. Ensino por investigação como abordagem didática: desenvolvimento de práticas cientí­ficas escolares. XXI Simpósio Nacional de Ensino de Fí­sica. 2015; 1-6.

TOSCANI, N.V. et al. Development and analysis of an educational game for children aiming prevention of parasitological diseases. Interface-Comunicação, Saúde, Educação. 2017; 11 (22): 281-294.

TRIVELATO, S.L.F. & TONIDANDEL, S.M.R. Ensino por investigação: eixos organizadores para sequências de ensino de biologia. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. 2015; 17: 97-114.

Published

2019-06-03

Issue

Section

Artigo Teórico