Orientações a pais de crianças com Síndrome de Down referentes à alimentação e à comunicação: revisão de literatura
Resumo
Objetivo: realizar uma revisão da literatura para identificar as orientações dadas a pais de crianças com Síndrome de Down sobre alimentação e comunicação, seu momento de realização e por qual(is) profissional(is). Método: revisão integrativa, com pesquisas de artigos publicados nas bases de dados EBSCO, PubMed, Scielo e Lilacs, em português e inglês, entre 2013 e 2023. Foram seguidas as etapas do método PRISMA para seleção e inclusão dos estudos na revisão e apresentação dos resultados. Resultados: cinco estudos foram incluídos, todos publicados em inglês, entre 2019 e 2023. Um estudo abordou orientações sobre comunicação, três sobre a alimentação e nenhum estudo abordou alimentação e comunicação de forma conjunta. Um estudo não informou se foram realizadas as referidas orientações. Os métodos de análise da percepção dos pais foram entrevistas em três estudos, questionário, entrevista, formulário e aplicação da escala The Family Quality of Life Scale (FQOL) em um estudo e análise de vídeos de interação durante a alimentação em um estudo. Foram observadas dificuldades em saber quais orientações foram recebidas, qual o momento e por qual profissional de saúde e a maioria dos estudos relatou insatisfação dos pais referentes a esse momento. Considerações finais: existem lacunas sobre quais orientações os pais de indivíduos com Síndrome de Down recebem acerca da alimentação e da comunicação de seus filhos, em que momento e quais profissionais os estão orientando a respeito.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lucas de Souza Carinhanha, Mariana Barbosa Leonardo, Natália Cardoso da Silva, Nina Reis Uvo, Silmara Rondon-Melo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).