Caudectomia Terapêutica em um cão
Resumo
Atualmente a caudectomia em cães no Brasil são realizadas apenas com fins terapêuticos. O procedimento cirúrgico pode ser classificado em completo ou parcial, dependendo da localização da lesão. A principal indicação para ser realizada em cães são os traumas. No presente relato descreve-se um caso de lesão traumática na cauda de um cão com realização de caudectomia parcial. O paciente foi um cão macho adulto resgatado por uma ONG. Na extremidade da cauda do animal havia uma lesão grave com exposição de duas vértebras coccígeas. Devido à ausência de pele para cobertura da lesão e o fato de uma aparente necrose da vértebra caudal, foi indicada caudectomia terapêutica parcial. O cão foi anestesiado e a cauda foi amputada por meio de técnica descrita na literatura. No pós-operatório foi prescrito antibiótico, analgésico e anti-inflamatório. Após 10 dias, os pontos cutâneos foram retirados e o animal estava completamente recuperado, tendo sido encaminhado para adoção. Concluiu-se que, com os cuidados pré e pós-operatórios adequados, o prognóstico foi favorável, e houve boa recuperação do paciente.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Heloysa Pires, Raphaela Floes D´ávila, Cayo Cesar Novais Zanatto, Maria Eduarda Soares, Alec Gabriel Pereira Rocha, Ana Maria Quessada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).