Relação entre o uso de polifarmácia com ênfase em psicofármacos e quedas na terceira idade: uma revisão sistemática
Relationship between the use of polypharmacy with emphasis on psychodrugs and falls in older age
Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre episódios de quedas em idosos e a utilização de polifarmácia, com ênfase em medicamentos psicofármacos. Trata-se de uma revisão sistemática, realizada por meio de dez estudos obtidos através das bases de dados PubMed; SciElo e BVS, utilizando os seguintes descritores: quedas em idosos AND psicofármacos AND polifarmácia AND risco de quedas, em português. Os artigos foram selecionados com base nos critérios de inclusão: Publicados a partir de 2020, em português, e com acesso na íntegra e gratuito, e de exclusão: Estudos qualitativos; trabalhos repetidos; estudos de conclusão de curso; revisão bibliográfica e artigos que englobavam outra faixa etária além de idosos. Os resultados indicam um perfil com maior vulnerabilidade de quedas, sendo: sexo feminino; com idade inferior a 80 anos e sem conjugue. Identificou-se nos estudos uma prevalência de queda nos indivíduos idosos em uso de psicofármacos. Conclui-se que há relação entre o uso de medicamentos da classe dos psicofármacos e os eventos de quedas especialmente entre mulheres mais velhas e que vivem sozinhas. Destaca-se a importância da conscientização acerca da prescrição dessas medicações e estudos mais profundados sobre os efeitos da classe farmacológica em idosos
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bianca Boni, Maria Eduarda, Raiane Garcia, Aliny de Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).