Reflexologia Podal na Promoção da Saúde da Mulher Durante o Climatério: Uma Revisão da Literatura
Resumo
O climatério pode trazer sintomas que afetam a qualidade de vida e bem estar das mulheres. A reflexologia podal, uma prática integrativa que utiliza pressão em pontos específicos dos pés para estimular órgãos e promover o equilíbrio corporal, tem mostrado eficácia na redução desses sintomas. A reflexologia podal é uma técnica antiga, registrada em várias culturas, que promove saúde e bem-estar ao estimular zonas reflexas nos pés. O objetivo da presente pesquisa foi constatar os benefícios da aplicação da reflexologia podal como terapia complementar integrativa na promoção da saúde de mulheres durante o climatério. A metodologia da pesquisa consistiu em um estudo de revisão que envolveu uma busca ampla em bases de dados como SciELO, PubMed e Cochrane Library. Os resultados encontrados indicam que a reflexologia podal mostrou-se eficaz na redução de fogachos, insônia e diminuição da ansiedade, contribuindo para a melhora da qualidade de vida durante o climatério. Os achados também destacam a importância da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) e da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que incentivam a inclusão de terapias complementares no Sistema Único de Saúde (SUS). A reflexologia podal é uma terapia complementar eficaz e segura para mulheres no climatério, contribuindo para a promoção da saúde, reduzindo sintomas e melhorando a qualidade de vida. A integração dessas práticas no SUS reflete um avanço significativo na promoção de uma abordagem mais holística na saúde pública.
Descritores: promoção da saúde, terapias complementares, climatério, reflexoterapia
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fernanda Aparecida Vicente Magalhães, Lucas França Garcia, Daniele Fernanda Felipe
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).